Holter Digital - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Holter Digital

Também chamado de eletrocardiograma dinâmico, refere-se ao registro do eletrocardiograma por um período prolongado, podendo ser de 24 horas ou mais.

É um dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica do coração, gravando-a. Idealmente os pacientes devem preencher um relatório das atividades exercidas durante o dia em que está com o holter, como: exercícios, sono, sintomas e medicações, para que esses dados possam ser utilizados junto com a análise dos registros.

O paciente fica com os eletrodos dispostos ao longo do tórax, os quais são conectados a um pequeno aparelho receptor que geralmente é preso em sua cintura e levado para casa, para que a gravação seja feita automaticamente durante as atividades habituais. Após a retirada do aparelho, os traçados gravados são transportados para o computador para a respectiva análise.

O holter de 12 derivações é mais acurado na detecção das alterações cardíacas. Este é um dos principais exames cardiológicos para investigação das arritmias, que são desordens do ritmo cardíaco, resultando na desorganização desse ritmo. As arritmias cardíacas mais comuns são as extrasístoles, o flutter atrial, a fibrilação atrial e a taquicardia ventricular não sustentada.

Agendar