Ecocardiograma de Estresse - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Ecocardiograma de Estresse

Este exame pode ser realizado com esforço físico (exercício em esteira ou bicicleta ergométrica) ou com medicações farmacológicas como: dobutamina, dipiridamol ou adenosina.

Esses medicamentos, assim como o exercício físico, aumentam o trabalho cardíaco e o consumo do oxigênio do miocárdio, e permitem diagnosticar falhas na contração do coração, que muitas vezes é decorrente de estenose nas artérias coronárias. A principal indicação está na avaliação de doença coronariana crônica, mas pacientes que já se submeteram a algum procedimento cardíaco (cirurgia cardíaca ou angioplastia), também podem ser acompanhados após o procedimento com esse tipo de exame.

O exame é realizado com o paciente deitado, onde o transdutor é passado no tórax e as imagens são transmitidas pelo aparelho para visualização do coração. Paralelamente a medicação é administrada por veia periférica (quando o teste é farmacológico) ou o paciente caminha na esteira (quando o teste é sob exercício).

Como preparo para o exame, é necessário jejum de ao menos 3 horas e alguns medicamentos que podem interferir no resultado do teste, idealmente devem ser suspensos  3 dias antes do exame, de acordo com a orientação do médico que assiste ao paciente.

Agendar