Doppler Transcraniano - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Doppler Transcraniano

O Doppler Transcraniano é um exame simples e não invasivo que contribui para a investigação de pacientes com doenças cerebrovasculares, cujas indicações principais baseadas em evidências estão na pesquisa do acidente vascular cerebral, espasmo cerebral, shunt cardíaco com passagem de bolhas para o cérebro (nesse caso é necessário punção de veia periférica para adição de microbolhas), êmbolos cerebrais, doença nas artérias intracranianas com oclusões ou estenoses, hemorragia subaracnóidea, hipertensão intracraniana e confirmação de morte cerebral.

O exame é realizado principalmente pelas ‘janelas’ transtemporal e suboccipital. Com o paciente deitado coloca-se o transdutor de ultrasom na região temporal (região acima da orelha) e nessa região se avalia a velocidade e o padrão do fluxo sanguíneo nos vasos intracranianos como: artéria cerebral anterior, artéria cerebral média e artéria cerebral posterior, além da carótida interna (circuito de Willis). Na região suboccipital ou nucal, podem ser visibilizadas a artéria basilar e as artérias vertebrais.

Outra via que eventualmente pode ser utilizada é a transorbitária (através da região palpebral), onde pode-se detectar a artéria oftálmica.

Este exame não envolve riscos, nem radiação e apresenta grande importância nas áreas da neurologia, cardiologia e clínica médica.

Agendar