Ecocardiograma com Contraste/Perfusão Miocárdica - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Ecocardiograma com Contraste/Perfusão Miocárdica

O contraste utilizado para ultrassom, também chamado de contraste de microbolhas, potencializa e realça o sangue dentro das cavidades e vasos, através das propriedades do próprio ultrassom.  Sua utilização permite a melhora na visibilização do coração, avaliação da perfusão miocárdica e otimização do fluxo coronariano.

As principais indicações de uso do contraste de microbolhas são: imagem inadequada ao ecocardiograma transtorácico ou ao ecocardiograma de estresse e análise da perfusão miocárdica. Este último exame está indicado na investigação de isquemia miocárdica ou doença arterial coronariana antes ou após infarto do miocárdio e apresenta resultados similares ao encontrado na cintilografia de perfusão miocárdica, em termos de acurácia, porém sua realização envolve menor tempo (cerca de 40 minutos).

Este exame é feito com o paciente deitado, colocando-se o transdutor no tórax do paciente  e as ondas sonoras são automaticamente enviadas ao aparelho para conversão e análise da imagem. O contraste para ultrasom é administrado por via endovenosa, através da punção de uma veia periférica. É considerado praticamente inócuo, sem riscos, sem envolver o uso de iodo ou radição ionizante. Para sua execução é necessário jejum de ao menos 3 horas.

Agendar