Avaliação Pré Operatória - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Avaliação Pré Operatória

Todo paciente que irá se submeter a uma anestesia/cirurgia deve ser avaliado previamente. Como a maioria das complicações no pós operatório resultam da injúria cardíaca, a avaliação cardiológica antes da cirurgia tem fundamental importância.

O principal objetivo dessa avaliação pré operatória é investigar a extensão da doença coronariana, a função ventricular e a presença ou ausência de arritmias, uma vez que a associação de doença coronariana e insuficiência cardíaca se relacionam com maior morbimortalidade perioperatória.

Existem tabelas que de acordo com a condição clínica do indivíduo, geram um escore do risco cirúrgico, fazendo com que o cirurgião avalie a indicação da cirurgia, do momento operatório e da técnica cirúrgica.

Com a introdução de novas estratégias operatórias, novos medicamentos e novas técnicas, a morbidade cardiológica tem diminuído. Apesar disso, a avaliação pré operatória deve buscar a identificação da história clínica do paciente e de sua capacidade funcional. A decisão de investigação mais profunda, fica reservada a pacientes com maior risco ou que serão submetidos à cirurgia de grande porte.

Agendar