Mapa 24h - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Mapa 24h

A monitorização da pressão arterial (MAPA) é uma técnica onde medidas múltiplas da pressão arterial podem ser obtidas durante 24 horas ou mais. Assim, o  médico pode ter uma visão dinâmica do comportamento da pressão arterial do indivíduo, durante todas as atividades do dia. Atualmente esse exame tem fundamental importância no diagnóstico e avaliação evolutiva da hipertensão arterial sistêmica.

Esse exame é realizado através de um aparelho de pressão  automático, que tem memória e registra várias medidas da pressão arterial durante o comportamento diário, para que depois, esses dados possam ser transferidos ao computador formando curvas e tabelas elucidativas.

O aparelho fica na cintura e o manguito no braço do paciente, e este é inflado a cada quinze minutos ou meia hora (em média). A pressão arterial é então aferida nas 24 horas do exame, enquanto as atividades diárias e habituais são realizadas simultaneamente, uma vez que  o aparelho é levado para casa e retorna à clínica no dia seguinte. Idealmente os pacientes devem preencher um relatório das atividades exercidas durante o dia em que está com o MAPA, como: exercícios, sono, sintomas e medicações, para que esses dados possam ser utilizados junto com a análise dos registros.

É um exame bem importante por informar sobre a carga pressórica com que o indivíduo trabalha e por informar a pressão arterial máxima e média durante o período analisado. Porém, é por vezes um pouco incômodo o fato de ter a pressão arterial avaliada com tanta freqüência, mas é somente por um dia.

Agendar