Avaliação para Atividade Física ou Concurso Público - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Avaliação para Atividade Física ou Concurso Público

As avaliações físicas dependem de testes clínicos, antropométricos e funcionais, capazes de identificar o condicionamento físico muscular e cardiorespiratório do indivíduo.

Sabemos que praticar atividade física e exercícios pode trazer grandes benefícios a saúde, entretanto, para obter o máximo proveito dessas atividades, sem risco, é necessário que seja realizada uma avaliação física prévia, que permita a prescrição do exercício com maior segurança.

O primeiro passo é fazer uma avaliação cardiológica, onde o cardiologista fará  uma análise clínica  para saber sobre as condições de saúde do indivíduo e solicitará (se necessário)  exames para tal propósito, como o teste ergométrico ou a ergoespirometria, antes de liberar para a atividade física propriamente dita. O segundo passo é uma avaliação com profissional voltado para o exercício e este prescreverá as atividades que poderão levar à resultados benéficos, de forma ajustada e individualizada. Inicialmente esses exercícios são prescritos de acordo com a capacidade física/cardiovascular e a necessidade fisiológica de cada um.

No caso de concurso público,  quando solicitada a avaliação cardiológica, a análise clínica, eletrocardiográfica e muitas vezes o teste ergométrico e/ou o ecocardiograma são necessários e dependendo desses resultados ou da idade do indivíduo, outros exames podem ser necessários, a fim de uma melhor avaliação da condição cardiológica e liberação para o concurso.

Agendar