Doppler de Carótidas e Vertebrais - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Doppler de Carótidas e Vertebrais

Este é um exame de imagem que utiliza o ultrassom para avaliar a anatomia e o fluxo nas artérias carótidas e vertebrais, as quais são de grande importância, uma vez que fornecem sangue para o cérebro e quando obstruídas podem levar ao acidente vascular cerebral (derrame cerebral).

O exame é feito com o paciente deitado e o pescoço inclinado em direção oposta ao lado que será examinado. Neste local, coloca-se o transdutor no pescoço do indivíduo e se visualiza as imagens que são automaticamente formadas pelo aparelho de ultrassom.

A finalidade deste exame é auxiliar no diagnóstico da doença aterosclerótica, dilatações ou aneurismas desses vasos e dissecções,  além de outras alterações que podem acometer as artérias carótidas e/ou vertebrais.

Pacientes que têm histórico de acidente vascular cerebral ou derrame,  histórico de ‘sopro’ no pescoço, que apresentam quadro de tontura ou desmaio ou que já fizeram  cirurgia nas artérias carótidas, têm indicação de realizar este exame, o qual não apresenta risco para o paciente e é indolor.

 

icone whatsapp