Dica para o verão: a natação faz bem para a saúde cardíaca. - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Dica para o verão: a natação faz bem para a saúde cardíaca.

Por: admin 12/12/2022 13:19

Nos dias quentes, nada melhor que um bom mergulho para refrescar, não é mesmo? Mas, o que muitos não sabem é que a natação é um grande aliado do nosso coração. Isso porque, o esporte é completo e trabalha com eficiência a musculatura, promove o bem-estar, ativa o sistema respiratório e, por sua vez, o circulatório. Outro ponto positivo da natação é que ela pode reduzir a pressão arterial em indivíduos pré-hipertensos.

 

Dica para o verão: a natação faz bem para a saúde cardíaca.

 

Nadar é um esporte muito completo: ele trabalha com eficiência a musculatura, promove o bem-estar, ativa o sistema respiratório e, por sua vez, o circulatório, além de ser uma atividade bastante divertida e prazerosa. Mas, você sabia que, além de todos esses pontos positivos, a natação pode reduzir a pressão arterial em indivíduos pré-hipertensos?

 

Uma pesquisa realizada por Leandro Monteiro Zein Esteves, pesquisador da Universidade Católica de Brasília, juntamente a outros colaboradores revelou que a natação em intensidade moderada a alta é realmente eficaz na redução da pressão arterial pós-exercícios em indivíduos pré-hipertensos.

 

O estudo foi realizado com oito indivíduos pré-hipertensos, de modo que a pressão arterial deles foi analisada após a natação e durante sua rotina diária. Eles passaram por duas etapas, a primeira de natação (SN), na qual os pacientes nadaram por 45 minutos em intensidade moderada a alta, e a outra de controle (SC), na qual os pacientes repousaram em posição sentada, também por 45 minutos.

 

Os resultados demonstraram diminuição significativa na PAS – pressão arterial sistólica – por duas horas após o exercício em comparação com o período de repouso. Também houve uma boa variação da PAS entre o período de recuperação pós-exercício e o repouso pré-exercício.

 

Agora é só começar as aulas de natação e oferecer mais esse benefício para o seu coração! Além disso, não deixe de realizar exames de rotina e específicos – quando necessário – para ter certeza que o seu amigo do peito está com a saúde em dia, para isso, a Prolab te ajuda, temos os melhores profissionais para te auxiliar nos cuidados com o seu coração!

 

Conte conosco para cuidar do seu coração.

Para tirar o máximo proveito de todos os benefícios citados acima, é fundamental realizar seu check-up cardiológico anualmente e descobrir como anda sua saúde cardíaca.

AGENDE AGORA MESMOa sua avaliação cardíaca conosco. CLICAR AQUI para falar com a equipe Prolab e conhecer todos os convênios parceiros de nossa clínica.

A saúde do seu coração é o nosso maior compromisso. ♥

 

Aproveite para ler também:

+Conheça a Cardiomegalia.

+Você sabe o que realmente é o sopro no coração?

+Miocardite: a doença que inflama os músculos cardíacos.

Voltar para Notícias
icone whatsapp