O cochilinho da tarde é inimigo do coração - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

O cochilinho da tarde é inimigo do coração

Por: admin 18/10/2016 16:01

Não tem coisa mais comum do que bater aquela preguicinha após o almoço, não é mesmo? E nessa hora, para quem está em casa ou em outro ambiente propício para se acomodar e ficar à vontade, é quase irresistível se jogar num sofá e tirar um bom cochilo!

O cochilinho da tarde pode parecer ótimo e revigorante, porém, é preciso ter cautela, pois existem malefícios escondidos por trás dessa prática que parece tão inofensiva.

Um estudo apresentado durante a 65ª Sessão Científica Anual do American College of Cardiology demonstrou que tirar cochilos mais longos do que 40 minutos, ou ficar excessivamente cansado durante o dia, são fatores que podem estar associados a um risco mais elevado de síndrome metabólica.

Mas, afinal, o que é essa síndrome? A síndrome metabólica é uma condição que envolve diversas patologias, como pressão alta, níveis de colesterol e açúcar elevados e excesso de gordura ao redor da cintura. Todos esses fatores podem servir como estopim para o surgimento de uma doença cardíaca.

No entanto, é preciso esclarecer que a grande vilã não é, por si só, a sonequinha da tarde: o risco está relacionado ao tempo de duração da soneca!

De acordo com o resultado da pesquisa realizada, se o cochilo durar até 40 minutos, pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde, promovendo relaxamento, aumentando a disposição e até beneficiando a saúde cardíaca. No entanto, excedendo os 40 minutos, o cochilo se torna inimigo da saúde.

Assim, o ideal é manter-se descansado e, caso bata aquela vontade irresistível de tirar uma sesta após o almoço, cuide para não passar do tempo recomendado!

 

Fonte: Portal do Coração

Voltar para Notícias
icone whatsapp