A doença que inflama os músculos cardíacos: Miocardite.

Notícias

Miocardite: a doença que inflama os músculos cardíacos.

Por: admin 10/02/2022 18:25

A miocardite é uma doença rara que inflama os músculos cardíacos, e pode surgir em decorrência de uma infecção viral, como catapora ou gripe, ou por bactérias e fungos. No entanto, a miocardite só se desenvolve quando o quadro dessas infecções encontram-se em um estágio mais avançado.

 

Seus sintomas são típicos de doenças cardíacas, como dores no peito, falta de ar, tontura, cansaço, frequência cardíaca irregular e inchaço nas pernas e pés. Por isso, a visita frequente ao cardiologista é essencial para evitar surpresas.

 

O que causa esta inflamação?

A miocardite pode ser desenvolvida por diversas causas, mas as mais comuns são por infecções, toxinas e medicamentos que comprometem o coração e distúrbios sistêmicos.

No entanto, ainda hoje há alguns casos de miocardite que tem a sua causa desconhecida e/ou não identificada.

 

Quais exames são utilizados no diagnóstico da miocardite?

O diagnóstico da doença que inflama os músculos cardíacos depende muito do conjunto de sintomas e quadro de saúde do paciente, e os exames mais utilizados para a identificação desta condição são:

Eletrocardiograma (ECG);
Enzimas Cardíacas;
Radiografia de Tórax;
Cintilografia Miocárdica;
Ressonância Magnética (RNM);
Biópsia endomiocárdica.

 

Como é o tratamento desta doença doença rara que inflama os músculos cardíacos?

Geralmente, o tratamento da miocardite é realizado em casa, através de muito repouso e evitamento de atividades que sobrecarregam o órgão cardíaco.

De contrapartida, o tratamento adequado à base de antibióticos, antifúngicos ou antivirais também é alinhado a este período de recuperação, a fim de reduzir e curar a infecção presente no músculo.

 

A miocardite possui chances de cura?

Embora ela pareça assustadora no primeiro momento, esta inflamação que ocorre nos músculos cardíacos tem grandes chances de cura, e em sua maioria, a doença desaparece quando o tratamento é bem sucedido.

Já, em casos em que a inflamação é grave ou está em estágio avançado, a internação hospitalar pode ser indicada, além de outros métodos mais específicos de tratamento.

 

Conte com a Prolab:

Caso você tenha reconhecido algum dos sintomas acima e tenha apresentado sinais de palpitações e fadiga, não deixe de entrar em contato conosco para um diagnóstico preciso.

Toda a nossa equipe está à sua disposição ATRAVÉS DESTE LINK.

A Clínica Prolab está lado a lado com a saúde do seu coração! ♥

 

LEIA TAMBÉM:

+ Prevenção é o melhor remédio para doenças cardiovasculares

+ Como cuidar do coração em tempos de pandemia

+ A importância do Check-up Cardiológico para a sua saúde!

 

Voltar para Notícias
icone whatsapp