Conheça a Cardiomegalia. - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Conheça a Cardiomegalia.

Por: admin 31/08/2022 14:46

Para os especialistas, possuir um “coração grande” não é nada bom e ao longo deste artigo nós vamos te contar o porquê.

A cardiomegalia é uma doença que aumenta o tamanho do coração, fazendo com que ele perca força e não bombeie sangue da forma necessária. Essa doença é extremamente grave e seu tratamento é muito complexo, podendo atingir pessoas de qualquer idade, levando a complicações como infarto, formação de coágulos sanguíneos, parada cardíaca e morte súbita.

 

Conheça a Cardiomegalia.

Alegar que alguém tem um coração grande é, na maioria das vezes, uma forma de elogiar tal pessoa, referindo-se à sua generosidade e bondade. Mas você sabia que é possível ter “coração grande” no sentido literal da palavra?

Trata-se de uma doença, também conhecida por cardiomegalia, que é bastante grave e difícil de ser tratada. Quem sofre com essa doença costuma sentir muito cansaço e falta de ar, já que o coração tem dificuldade em bombear o sangue com a força necessária para o resto do corpo. Geralmente a doença acomete idosos, mas também pode ocorrer em jovens adultos e crianças com problemas cardíacos.

Os principais sintomas da cardiomegalia, ou “coração grande”, são:

Cansaço ao realizar pequenos esforços
Fraqueza
Falta de ar
Tonturas e desmaios
Palpitações cardíacas
Aumento da pressão arterial
Menor quantidade de urina produzida por dia.

Embora a cardiomegalia seja uma doença grave, ela pode ser tratada e quanto mais cedo é feito diagnóstico, mais eficaz tende a ser o tratamento. Sendo assim, se você perceber a incidência desses sintomas, procure um médico cardiologista o quanto antes.

O tratamento para essa doença consiste no uso de medicamentos diuréticos e regulares de hormônios que controlam a pressão arterial e os batimentos cardíacos, fazendo com que o coração funcione melhor. Quando a administração de remédios não é o suficiente para lidar com a doença, também é possível fazer uma cirurgia, a fim de refazer a estrutura do coração, ou realizar um transplante cardíaco.

 

Escolha a Prolab para cuidar do seu coração:

Para evitar surpresas indesejadas, como quadros de cardiomegalia, realize seu check-up cardiológico anualmente. AGENDE AGORA MESMO a sua avaliação cardíaca conosco.

Basta CLICAR AQUI para falar com a equipe Prolab e conhecer todos os convênios parceiros de nossa clínica.

Para conferir outros conteúdos como este, não deixe de nos acompanhar em nosso FACEBOOK e INSTAGRAM.

A saúde do seu coração é o nosso maior compromisso. ♥

 

Aproveite para ler também:

+ A gravidez pode alterar o funcionamento do coração da mãe. Descubra o porquê.

+ Compreenda a importância de ter um corpo e uma mente sã.

+ Síndrome do Coração Pós-feriado. Entenda os riscos.

Voltar para Notícias
icone whatsapp