Por que é importante realizar tratamento dentário antes de cirurgias cardíacas? - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Por que é importante realizar tratamento dentário antes de cirurgias cardíacas?

Por: admin 20/12/2016 17:14

Cirurgias de reparo e troca de válvulas cardíacas são mais comuns do que parecem, sendo que podem estar associadas à malformações congênitas dessas estruturas do coração, sequela de moléstia reumática ou processo degenerativo associado ao avanço da idade.

Mas, um fato curioso e importante a ser destacado sobre tais cirurgias é a necessidade de realizar um tratamento dentário antes do procedimento, a fim de garantir que a saúde bucal está perfeita. Isso é importante pois a presença de focos dentários de infecção, como por exemplo, gengivas inflamadas, dentes em mau estado de conservação e até mesmo abcessos, pode predispor à bacteremia, que consiste na passagem de bactérias para a circulação sanguínea, e isso, consequente, ocasiona a infecção da prótese cardíaca recém colocada, o que causa uma doença chamada de endocardite bacteriana.

 

A endocardite bacteriana é uma doença muito grave, que exige internação, tratamento prolongado com antibióticos e, muitas vezes, tratamento cirúrgico.

 

Esse risco não se limita apenas à troca de válvulas cardíacas, mas também aos casos de plástica valvar (reparo de uma válvula defeituosa) ou de implante de dispositivos cardíacos de uma forma geral, como marcapasso artificial e cardio-desfibrilador implantável para tratar arritmias graves.

 

Para evitar tal transtorno, recomenda-se que os pacientes sejam submetidos ao tratamento odontológico ao menos duas semanas antes do procedimento cardíaco. Vale citar que a intervenção odontológica muito próxima à cirurgia cardíaca deve ser evitada, a não ser que esta seja de urgência, ou seja, nos casos em que há risco de vida imediato para o paciente.

Fonte: Portal do Coração

Voltar para Notícias
icone whatsapp