Dia do Doador de Sangue. Saiba qual a importância de ser um doador! - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Dia do Doador de Sangue. Saiba qual a importância de ser um doador!

Por: admin 25/11/2020 10:30

Você sabe qual a importância de ser um doador de sangue e em como você pode ajudar a salvar vidas? Veja na matéria a seguir alguns dos motivos pelo qual você deveria se tornar um doador de sangue e ajudar ao próximo. 

 

1- Uma única doação pode salvar até quatro vidas: 

 

Em apenas uma doação de sangue, você pode salvar mais de uma vida, por isso se você estiver em boas condições de saúde, não pense duas vezes antes de doar. A doação é um ato simples, acontece de forma rápida e é extremamente segura, sendo que doação de sangue também é bom para melhorar ainda mais a sua saúde, pois quando doamos sangue, conseguimos “limpar” uma parte do nosso organismo.  

 

2- Não existe substituto para o sangue

 

Segundo estudos, pesquisas e comprovações atuais, ainda não existe nenhuma outra maneira de poder substituir o sangue, ou seja, apenas ele mesmo pode ajudar a salvar outras vidas, por isso ainda não existe nenhuma outra maneira de atender alguém que precise de sangue, além da doação. Existem alguns produtos sintéticos que podem até retardar uma transfusão, mas esse é um método paliativo e temporário, que não substitui o sangue humano. 

 

3- Não há risco de contrair doenças durante a doação

 

Antes mesmo da doação, todos os possíveis doador são submetidos a uma entrevista clínica, onde serão avaliados os critérios de doação, conforme legislação vigente do Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sendo assim, não há nenhum risco de contrair qualquer doença durante a doação, além disso todo material utilizado durante a coleta deve ser esterilizado e descartável, para que não haja nenhum tipo de risco aos doadores. 

 

4 – Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado

 

Um adulto, seja do sexo masculino ou feminino, possui em média cinco litros de sangue em seu corpo. E em uma doação são coletados no máximo 450 mililitros. Ou seja, menos de 10% de todo o sangue do seu organismo. Esse volume é reposto em 24 horas pelo organismo. 

 

5- O doador tem direito a um dia de folga no trabalho

 

Voluntários que doarem sangue têm direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

 

E aí, gostou? Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais você deveria doar sangue, um gesto simples que pode salvar milhões de vidas todos os anos e o melhor, isso fará bem para quem recebe sua doação e também para você!

Voltar para Notícias
icone whatsapp