Como ser saudável e vegano? - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Como ser saudável e vegano?

Por: admin 09/12/2016 17:18

Cada vez mais pessoas estão aderindo ao veganismo – estilo de vida que exclui a carne ou qualquer alimento de origem animal da dieta, além de qualquer produto de qualquer categoria que seja de origem animal. Mas não se engane: vegano não é o mesmo que vegetariano, já que estes não se alimentam de carne, mas consomem produtos de origem animal, como ovos e laticínios; já aqueles – os veganos – excluem completamente todos os itens advindos de animais.

Independente das razões pelas quais alguém escolhe adotar tal estilo de vida, é importante estar atento à saúde, já que a dieta vegana, ao excluir alimentos derivados de animais, acaba por perder muitos nutrientes essenciais e, assim, comprometer a correta nutrição do corpo humano.

Mas calma, você não precisa deixar de ser vegano para ser saudável! Existem alternativas para compensação de tais nutrientes.

Um nutriente muito importante para o nosso corpo, e que veganos e vegetarianos acabam absorvendo em menores quantidades do que pessoas que comem carne, é o ferro. O ferro está presente, sobretudo, na carne vermelha – daí a razão pela qual veganos contam com uma menor absorção de tal nutriente. No entanto, tal problema tem solução: veganos devem recorrer a outras fontes de ferro, como o trigo, os cereais, as leguminosas, os vegetais verde-escuros e as frutas secas.

Já em se tratando de aminoácidos, encontrados em grande escala em carnes e peixes, a substituição pode ser feita satisfatoriamente com o consumo de cereais, leguminosas e castanhas. Sempre lembrando que as quantidades de aminoácidos encontradas nesses alimentos são diferentes em relação à encontrada na proteína animal, assim, é importante manter uma dieta bastante variada, a fim de garantir uma completa absorção da quantidade ideal para o corpo.

Outros nutrientes essenciais, comumente encontrados em alimentos de origem animal, como vitamina D, A, B12 e Ômega 3 também devem ser compensados. Alguns podem ser encontrados em alimentos como soja, linhaça, nozes, batata doce, abóbora, laranja e diversos outros vegetais. No entanto, alguns nutrientes – como a vitamina B12 – podem ser mais difíceis de substituir e, nesse caso, será necessário realizar a suplementação.

O ideal é que, ao iniciar uma dieta vegana, você se certifique de adotar uma alimentação bastante balanceada, e o mais variada possível, a fim de suprir todas as necessidades do corpo. Além disso, é essencial consultar o seu nutricionista, a fim de definir um planejamento alimentar especialmente adequado para você e, também, realizar os exames de rotina periodicamente, para checar como o corpo reage à nova rotina.

 

Fonte: Portal do Coração

Voltar para Notícias
icone whatsapp