9 alimentos que previnem o câncer - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

9 alimentos que previnem o câncer

Por: admin 30/11/2021 18:35

Pode não parecer, mas alguns alimentos são fundamentais para combater e prevenir o aparecimento de câncer, graças a sua grande concentração de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.

Dentre eles, os principais são os vegetais, frutas, cereais integrais e grãos. Sua grande maioria é rica em substâncias que protegem as células do organismo e atuam como um forte meio de prevenção contra as células cancerígenas.

Para quem não sabe, o câncer é resultado do crescimento desenfreado de células, as quais se dividem de forma acelerada e invadem diversos tecidos e órgãos.

 

Deseja conhecer quais são os principais alimentos, os motivos que os tornam tão benéficos e como eles atuam contra o câncer? Então confira ao longo deste conteúdo. Boa leitura!

 

Alho: o seu principal ingrediente ativo é a alicina, o qual reduz a propagação do câncer através de interrupção do abastecimento sanguíneo para a produção de novos tumores. E não só isso, o alho ainda atua como um excelente anti-inflamatório natural, anti-inflamatório e possui grandes níveis de selênio, e triptofano. Vale destacar também, que várias pesquisas realizadas ao redor do mundo, indicaram que pessoas que ingerem boas quantidades de alho, possuem menores riscos de desenvolver diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de esôfago, estômago e cólon.

Linhaça: devido a sua alta concentração de lignana (um fitoestrógeno), a linhaça integra o grupo de alimentos capazes de prevenir o câncer de mama, colo do útero e próstata. Além disso, a semente é rica em antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas que beneficiam a saúde do coração e do cérebro

Feijão: o consumo adequado de feijão eleva os níveis do butirato, o qual possui ação protetora contra o desenvolvimento do câncer, em especial o câncer de mama e cólon. Também, o feijão é uma ótima fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, carboidratos, fibras e nutrientes como ferro e cálcio.

Brócolis: devido a sua grande composição de fitoquímico sulforafano, o brócolis atua perfeitamente na destruição de células cancerígenas, além de favorecer em grande escala as demais células essenciais do nosso organismo.

Tomate e Cebola: aqui temos dois alimentos ricos em flavonóides, compostos estes, que auxiliam no combate às doenças cardíacas e cânceres de pulmão e próstata. Sem citar que, o tomate também é uma ótima fonte de Vitamina C.

Cenoura: você já ouviu falar em uma substância chamada carotenoide? Ela é responsável por combater os radicais livres, moléculas estas, capazes de causar mutações celulares com grandes riscos de desenvolvimento de diversos cânceres.

Uva: a semente e a casca da uva também são essenciais no combate aos efeitos dos radicais livres. Outro ponto positivo da fruta, é que ela é rica em resveratrol, uma substância com propriedades suficientes para anular a formação de tumores no estômago, fígado, mamas e sistema linfático.

Frutas vermelhas: as frutas deste conjunto possuem um ótima proteção a nossa camada celular, além de atuarem bom funcionamento cardiovascular. O câncer de próstata é um dos que podem ser combatidos graças aos antioxidantes, fibras e vitaminas presentes nas frutas vermelhas.

 

Para finalizar:

Outro destaque importante que podemos trazer sobre todos os alimentos citados acima, é que eles também possuem fortes influências na prevenção de diversas doenças cardíacas, e sim, podemos chamá-los de verdadeiros amigos do coração.

O intuito deste conteúdo, é reforçar a importância da alimentação balanceada e fornecer bons motivos para incluí-los em sua dieta. Comece a cuidar da sua saúde hoje mesmo, e lembre-se sempre: seu corpo é sua casa, cuide dele com carinho.

Compartilhe este artigo com um amigo e nos ajude a levar esta informação ao maior número de pessoas possíveis! ♥

Voltar para Notícias
icone whatsapp