Mantenha o cuidado com o coração nas festas de fim de ano - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Mantenha o cuidado com o coração nas festas de fim de ano

Por: admin 20/12/2017 11:26

Normalmente, quando chega a época de final de ano, nós estamos todos a pleno vapor, fazendo preparativos para as festividades e também para o encerramento do ano. Por isso, nossa tendência natural é cometer muitos excessos e negligenciar cuidados com a saúde. Em decorrência disso, o corpo é quem sofre as consequências, principalmente o coração.

Então, a fim de evitar problemas de saúde que podem vir a ocorrer por nosso comportamento desregulado no Natal e Ano Novo, reunimos algumas dicas práticas de coisas que você pode fazer nesse período para manter seu organismo e coração em dia.

Em primeiro lugar, o acompanhamento médico é muito importante para ver como anda a saúde do coração. O ideal seria visitar um médico cardiologista antes do início da temporada de festas, para que ele fizesse uma avaliação completa e desse um parecer registrando o que não seria indicado fazer no final de ano. Essa recomendação se aplica especialmente àqueles que se encontram em grupos de risco, como obesos, hipertensos, fumantes e diabéticos.

Contudo, ainda que não seja possível visitar um médico nesse período, há outras medidas que você pode tomar a fim de não prejudicar o coração. Por exemplo, é comum acelerarmos o ritmo de nossas atividades para ter tudo pronto quando chegar o Natal e Ano Novo. Muitas vezes, isso pode causar muito estresse e fazer com que nossas horas de sono diminuam. Para evitar essas situações, esforce-se para manter uma agenda equilibrada, não acumulando muitas coisas para fazer ao mesmo tempo. Diminua um pouco o ritmo, isso fará bem ao seu coração e mente.

Outro cuidado importante é em relação à alimentação. É quase impossível resistir à tentação de comer tudo o que está disponível nas ceias de fim de ano. Mas tenha controle. Procure não ingerir carnes e molhos com muito sal ou gordura, pois ambos são muito prejudiciais ao coração. Opte por alimentos mais leves e com uma digestão mais fácil, como saladas e frutas para não sobrecarregar seu organismo.

Também, o abuso de bebidas alcóolicas não é recomendado, uma vez que elas têm o potencial de alterar o ritmo cardíaco. A baixa ingestão desses tipos de bebida em geral não afeta significamente a saúde do coração, por isso é recomendado beber com moderação e não fazer misturas entre bebidas do tipo fermentada e destilados, pois isso pode levar até mesmo a um coma alcóolico.

Além disso, mantenha seu corpo sempre hidratado e pratique exercícios físicos moderados em horários de clima mais ameno. Seu corpo como um todo, mas especialmente seu coração, agradecemos. Para a avaliação médica, procure a Prolab. Possuímos um centro médico especializado em saúde cardíaca e uma equipe profissional plenamente preparada para ajudá-lo a cuidar do seu coração esse final de ano.

Voltar para Notícias
icone whatsapp