Você já ouviu falar em doença coronariana? - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Você já ouviu falar em doença coronariana?

Por: admin 19/08/2021 9:47

A doença arterial coronariana (DAC) refere-se ao depósito patológico de placa de ateroma nas artérias coronárias, causando a obstrução gradual ou súbita dos vasos sanguíneos responsáveis por imergir a musculatura cardíaca. Quando isso acontece, as artérias sofrem um estreitamento e o fluxo de sangue enviado ao coração é reduzido, comprometendo assim, a condição circulatória do paciente.

Sintomas:
Já sabemos que a dor no peito ou o desconforto torácico são os sintomas mais comuns das doenças cardíacas. Contudo, a doença arterial coronariana apresenta outras manifestações que também devem ser observadas, como, sensação de pressão ou peso no peito ou dores que se expandem do peito para os ombros, braços, pescoço, mandíbula, dentes e costas.

Fatores de risco:
A doença arterial coronária afeta principalmente pessoas com um histórico de colesterol alto, diabetes, pressão arterial alta, obesas, fumantes, sedentárias ou com histórico familiar de patologias cardíacas. Entre as mulheres, os riscos ainda podem ser maiores devido ao período de menopausa.

Diagnóstico:
No caso de suspeita de DAC, o paciente deverá procurar auxílio de um médico cardiologista, onde o mesmo irá solicitar diversos exames a fim de obter um diagnóstico assertivo, sendo os principais: Ecocardiograma, teste de estresse, tomografia cardíaca, angiografia, ultrassom intravascular, radiografias e exames laboratoriais.

Tratamento:
O seu tratamento aborda tanto o tratamento medicamentoso quanto o tratamento cirúrgico. A melhor conduta para restaurar a qualidade de vida do paciente será definida pelo médico especialista, de acordo com o grau da doença e seu quadro clínico.

Prevenção:
Para prevenir a DAC, a indicação é manter o peso ideal para a idade e altura do paciente. Portanto, é fundamental realizar uma reeducação alimentar para controlar os níveis de gordura e glicemia, além de adotar a prática de atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco. Vale ressaltar ainda, que a atividade sexual conta como exercício físico, uma vez que a elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial são beneficiadas durante o ato.

Caso você perceba a presença de alguns dos sintomas citados acima, procure hoje mesmo por um médico cardiologista. Nossos profissionais estão prontos para lhe atender através dos telefones (41) 3079-9717 ou (41) 3079-9718.

A Clínica Prolab está de mãos dadas com a saúde do seu coração.

Voltar para Notícias
icone whatsapp