Tudo o que você precisa saber sobre infartos fulminantes - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre infartos fulminantes

Por: admin 24/11/2017 17:01

Infartos fulminantes têm o poder de causar medo a muitas pessoas. A razão para isso encontra-se na natureza desse tipo de situação, pois o que caracteriza esses ataques cardíacos é justamente o fato dele vir a acontecer de maneira súbita e ser, em muitos casos, fatal.

Os infartos costumam ocorrer por uma obstrução abrupta no fluxo de sangue para o coração, o que acaba impedindo também a passagem e circulação do oxigênio e glicose tanto no músculo cardíaco quanto para o restante do corpo. Sendo assim, o coração começa a entrar em estado de sofrimento, o que pode causar uma dor aguda no peito, indicando que o músculo está prestes a morrer.

Contudo, é importante ressaltar que, apesar de ser perigoso e geralmente sobrevir repentinamente, o próprio organismo costuma emitir alguns sinais que podem indicar a iminência de um infarto fulminante. Dores em regiões como o peito, cansaço e suor frio, sensação de falta de ar e aperto, além de queimação constante ao longo do braço e mandíbula são alguns dos sintomas que o paciente pode apresentar até mesmo alguns dias antes do infarto acontecer.

Também, ter um infarto fulminante não significa necessariamente que a pessoa irá morrer. A morte súbita, uma possível consequência do infarto, pode ocorrer em até uma hora depois do início dos sintomas, o que significa que, se for atendido prontamente, há chances consideráveis de sobreviver.

Entre os fatores de risco que podem favorecer um infarto fulminante estão o sedentarismo, colesterol elevado, fumantes, pessoas com obesidade, hipertensos, estresse excessivo e pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas. Para prevenção, recomenda-se mudanças no estilo de vida da pessoa. Uma alimentação saudável e balanceada, aliada à exercícios físicos regulares e adequados à condição de saúde da pessoa. Esse último é um aspecto importante, uma vez que atividades físicas são indiscutivelmente benéficas, mas desde que respeite o condicionamento do corpo. Iniciar exercícios muito pesados subitamente apenas irá sobrecarregar o coração, trazendo mais prejuízos do que vantagens.

Por fim, o acompanhamento médico regular para verificar a condição de seu coração contribui para a prevenção. A Prolab é especializada em cardiologia e disponibiliza exames de rotina com profissionais da mais alta qualidade para que você fique sempre em dia com a sua saúde.

Voltar para Notícias
icone whatsapp