A importância da Avaliação Nutricional para saúde - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

A importância da Avaliação Nutricional para saúde

Por: admin 21/12/2020 10:58

Você sabe qual a importância da Avaliação Nutricional para saúde?

O estado nutricional depende da relação: ingestão de alimentos e consumo de energia e a avaliação nutricional é a interpretação conjunta de vários parâmetros como: história clínica, exame físico nutricional, antropometria e parâmetros bioquímicos.

Considera-se nessa avaliação, o peso corporal, o consumo alimentar, os sintomas, a gordura subcutânea, a massa muscular e presença ou ausência de caquexia ou obesidade, dentre outros fatores. A bioimpedância, que é a passagem de uma corrente elétrica pelo corpo para determinar a resistência (impedância) oferecida pelos diversos tecidos, também pode ser utilizada nessa avaliação, sendo que os tecidos magros são bons condutores de corrente elétrica e a gordura e o osso são pobres condutores.

Essa avaliação é feita por nutricionista ou nutrólogo que, mediante interpretação e diagnóstico individualizados, definem a prescrição com recomendações, orientações, dieta e receitas que permitem o alcance do objetivo, em especial, o de controlar problemas cardiovasculares e metabólicos e perder peso.

Além disso, nesse tipo de avaliação, é possível identificar indivíduos com risco de complicações maiores e que possam se beneficiar de uma reeducação alimentar adequada.

A frequência das avaliações é personalizada e dependerá do curso clínico de cada um.

Voltar para Notícias
icone whatsapp