SÉRIE: 8 “VILÕES” DO CORAÇÃO QUE VOCÊ NÃO CONHECIA: Pastilhas Efervescentes - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

SÉRIE: 8 “VILÕES” DO CORAÇÃO QUE VOCÊ NÃO CONHECIA: Pastilhas Efervescentes

Por: admin 06/10/2015 11:02

Doenças cardiovasculares estão se tornando cada dia mais comuns e frequentes, ganhando o título de líderes em causa de morte no mundo e responsáveis por, pelo menos, 30% das mortes no Brasil.

 

Por conta disso, cada vez mais as pessoas têm se conscientizado em relação à saúde do coração e vêm tomando medidas simples que previnem e auxiliam na cura de diversas doenças deste. Ainda assim, muitas vezes é difícil identificar todos os fatores que podem ser prejudiciais para o nosso amigo do peito, sendo que, muitas vezes, coisas que parecem inofensivas podem ser um grande perigo, especialmente para aquelas pessoas que já possuem fatores de risco, como pressão arterial e colesterol em níveis acima do normal.

 

Pensando em te livrar dessas “armadilhas”, vamos te mostrar, em uma série de artigos, os 8 perigos para o seu coração que você provavelmente ainda não conhecia.

 

Comecemos por algo que nos ajuda com o estômago mas esconde um grande risco para o nosso coração: as famosas pastilhas efervescentes. De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal, infartos e essas pastilhas estão diretamente relacionados. Pesquisadores analisaram exames de 1,2 milhão de pacientes e perceberam que os que usavam os tais efervescentes com certa frequência eram sete vezes mais propensos a desenvolver hipertensão e correrem um risco 16% maior para eventos cardiovasculares, como AVC e infarto. No estudo foram incluídos 24 tipos de efervescentes, sendo que os principais analgésicos também entraram na lista, como paracetamol e ácido acetilsalicílico, além de suplementos.

 

Aí surge a dúvida, como é possível que um medicamento possa causar danos ao meu coração e, consequentemente, à minha saúde? Isso acontece porque esses medicamentos possuem uma quantidade muito elevada de sódio. De acordo com o estudo, pode conter até 415 mg de sódio em algumas dessas pastilhas! Levando em consideração que a quantidade diária recomendada para adultos é de, no máximo, 2400 mg, 415 mg é uma quantia bastante grande, ainda mais quando pensamos que esse valor é somado ainda a todo o sódio que é ingerido por meio de alimentos, ao longo do dia.

 

Agora você já sabe, é preciso utilizar esses medicamentos com cautela! Caso você precise fazer uso destes de maneira contínua, converse com um especialista e estude possibilidades com ele.

 

No próximo artigo, discutiremos de que forma as doenças inflamatórias podem interferir na saúde do coração. Quer saber se o seu amigo do peito está bem? Venha para a Prolab, aqui nós cuidamos do seu coração!

 

Fonte: Minha Vida

Voltar para Notícias
icone whatsapp