Saúde do coração: conheça alguns exames - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Saúde do coração: conheça alguns exames

Por: admin 19/02/2018 12:29

Falar sobre saúde cardíaca assusta grande parte da população, pois há sempre um familiar ou conhecido que veio a falecer devido a um infarto. Porém, quanto mais informação sobre saúde cardiológica estiver disponível, menor será a taxa de mortes causadas por problemas relacionados ao coração, embora a estimativa da Organização Mundial de Saúde é de que até o ano 2040 as mortes por doenças cardiovasculares aumentem 250%. Ainda assim, informações nunca são demais no exercício da prevenção.

Você conhece quais os exames detectam as condições de saúde cardiovascular? Vamos elencar alguns:

  • Exames Laboratoriais: Não são apenas os aparelhos sofisticados de alta tecnologia que detectam doenças específicas. Os exames laboratoriais, conhecidos como marcadores cardíacos, identificam substâncias lançadas ao sangue em caso de lesão no coração ou doença associada. Alguns deles são: Ácido Úrico, Perfil Lipídico, Homocisteína, Glicemia em Jejum, Hemoglobina Glicada, Proteína C- Reativa- Ultrassensível, Lipoproteína-a, ApoB, ApoA1 e até exames de urina, como o Microalbuminpuria, auxiliam na medição de risco cardíaco.
  • Eletrocardiograma: avalia o ritmo cardíaco com contatos metálicos sobre a pele do tórax, conectados por cabos. Identifica arritmias e batimentos irregulares.
  • Raio X de tórax: avalia o contorno do coração e o funcionamento da aorta, responsável por levar o sangue ao corpo. Vasos sanguíneos aumentados são identificados, além da existência de cálcio. Esse exame avalia também as condições dos pulmões.
  • M.A.P.A (Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial): com duração de 24 horas, o exame investiga a variação da pressão arterial.
  • Teste de Esforço: realizado numa esteira, o teste verifica alterações da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Dor no peito, arritmia e falta de ar podem caracterizar problemas cardíacos.
  • Holter: por meio de um gravador portátil preso ao corpo durante 24 horas, o exame permite identificar arritmias cardíacas ao longo das horas utilizadas. Situações como tontura, desmaio ou palpitação podem ser indícios de problemas do coração.
  • Ecocardiograma: ultrassom que detecta imagens do funcionamento do coração, fornecendo informações como tamanho, quantidade de sangue bombeada e espessura das paredes do órgão. Situações como sopros cardíacos e tumores no coração podem ser identificadas.
  • Cintilografia do miocárdio: injeta-se um contraste na veia a fim de fornecer imagens da circulação do sangue nos vasos. A falta da correta irrigação do sangue constata situações como angina ou infarto.

Alguns fatores de risco associados cooperam para piorar a saúde cardiovascular e servem como alerta a um check-up preventivo, tais como obesidade, sedentarismo, tabagismo, estresse, hipertensão arterial e diabetes. Fique de olho na sua saúde.

Voltar para Notícias
icone whatsapp