Cuidados que você precisa ter com seu coração antes de iniciar o Crossfit

Notícias

Quais cuidados você precisa ter com seu coração antes de iniciar a prática de Crossfit

Por: admin 19/09/2017 19:17

O Crossfit tem encontrado diversos adeptos há algum tempo no Brasil, a onda do esporte faz com que muitas pessoas busquem pelo rápido resultado na perda de peso e aumento da resistência, mas o que poucos sabem é que é necessário ter um cuidado especial, principalmente se você possui indicativos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Caracterizado pela grande perda de calorias e treinos de alta intensidade, o Crossfit é muito bom para melhorar o condicionamento físico, fortalecer a musculatura, além de reduzir a gordura localizada.

 

Justamente por ser um esporte de alta intensidade, com muitos picos de exercícios com repetição e explosão, quem tem problemas cardíacos ou se você praticou o esporte e sentiu dores no peito, a sugestão é que você pare imediatamente a prática e procure seu cardiologista.

 

É interessante passar por uma bateria de exames de aptidão física, pois infelizmente já houve casos de pessoas que acabaram entrando até em óbito praticando Crossfit. Justamente por mau súbito e infartos fulminantes, pois ao fazer o esporte o nível de adrenalina e cortisol aumenta consideravelmente, e algumas pessoas que não sabem se tem problemas cardiovasculares por genética familiar ou desenvolvimento durante a vida, correm sérios riscos.

 

Outro ponto é que estudos já constataram a tendência a lesões em decorrência da prática do Crossfit, entre elas uma lesão chamada rabdomiólise, que atinge o funcionamento celular destruindo as fibras musculares podendo afetar até os rins.

 

Porém o mesmo estudo mostra que o índice de lesões é razoável comparado a outros esportes.

 

Sempre consulte seu cardiologista antes da prática de qualquer atividade física, principalmente se for de alto impacto. As atividades físicas trazem qualidade de vida, porém precisam ser feitas com responsabilidade, e se você não sabe se seu coração está 100% saudável para tal prática é melhor evitar.

 

Fonte: Mundo Boa Forma

Voltar para Notícias
icone whatsapp