PACIENTES COM PROBLEMAS NO CORAÇÃO NÃO SABEM DIFERENCIAR O SAL DO SÓDIO - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

PACIENTES COM PROBLEMAS NO CORAÇÃO NÃO SABEM DIFERENCIAR O SAL DO SÓDIO

Por: admin 02/06/2015 14:24

Pesquisa mostra que 93% dos pacientes não sabiam a diferença. Sódio é um componente do sal, mas está presente em diversos alimentos.

Um em cada quatro adultos tem pressão alta, segundo o Ministério da Saúde. Para quem come alimentos que têm muito sódio é um perigo. O sal é a maior fonte de sódio, mas tem muitos outros alimentos em que a dose também é alta.

O sódio é um dos componentes do sal. “Um grama de sal de cozinha tem 400 mg de sódio”, explica Cristiane Kovacs, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

O sódio também está presente nos alimentos industrializados, já que é um ótimo conservante. Mas aparece ainda nas carnes, nas frutas e nas verduras. Alface? Tem. Laranja? Tem. O leite e o iogurte também. O pão francês, por exemplo, tem 324 mg de sódio.

CLIQUE AQUI E VEJA A QUANTIDADE DE SÓDIO DOS ALIMENTOS

Cristiane ficou surpresa ao aplicar uma pesquisa em 1,3 mil pacientes com doenças do coração. Noventa e três por cento deles não sabiam diferenciar o sal de cozinha do sódio. “Ah… deixei de temperar a minha salada com sal, e colocando molho, molho de soja que tem uma quantidade grande de sódio na composição”, relata.

O sódio é absorvido no intestino e vai direto para a corrente sanguínea, provocando o estreitamento e o endurecimento das artérias. “É a causa básica de hipertensão, que leva a enfarte e derrame”, alerta o cardiologista Daniel Magnoni.

Quando chega um sangue muito mais carregado em sódio nos rins, eles têm muito mais trabalho para filtrar o sangue. Isso, ao longo dos anos, pode levar a insuficiência renal. “O sódio forma um endurecimento da área de filtração do rim. Torna cada vez mais difícil filtrar, é insuficiência renal”, explica o cardiologista.

CONSUMO DIÁRIO

Considerando café da manhã, almoço, jantar e aquele lanchinho extra, cada pessoa só deve consumir dois mil miligramas de sódio por dia. Essa quantidade está em exatamente cinco gramas sal, ou seja, uma colher de chá. O problema é que o brasileiro está exagerando e consumindo uma colher de sopa, uma média de 12 gramas por dia.

O cardiologista Daniel Magnoni orienta: “O sódio é importante no nosso equilíbrio, no funcionamento dos órgãos, como o coração, no funcionamento das células que produzem hormônios. O problema é o excesso”.

Fonte: Jornal Hoje

Voltar para Notícias
icone whatsapp