Entenda o que é Fibrilação Atrial - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Entenda o que é Fibrilação Atrial

Por: admin 27/03/2020 12:18

Fibrilação Atrial é um problema no coração e está entre os tipos mais comuns de arritmia nas pessoas. Esse tipo de arritmia é caracterizada por irregularidades na transmissão de impulsos elétricos que coordenam as batidas do peito, ela faz com que o coração comece a disparar de repente.

Esse tipo de problema é basicamente uma insuficiência cardíaca que aos poucos, sobrecarga e danifica o coração. Ao mesmo tempo, estimula a formação de coágulos que podem gerar um infarto ou um AVC. Mas esse tipo de problema tem tratamento e boas medidas para prevenção, veja como identificar os sintomas e a prevenção:

 

Sintomas da fibrilação atrial

> Palpitações no coração, que duram de segundos a semanas
> Queda de pressão
> Fadiga
> Falta de ar
> Desmaios
> Enjoos e vertigem
> Fatores de risco
> Tabagismo
> Sedentarismo
> Sobrepeso
> Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
> Apneia do sono e ronco
> Hipertensão
> Diabetes
> Estresse

 

Como prevenir

 

Atividade física e alimentação equilibrada afastam causas importantes da fibrilação, como excesso de peso, diabetes e pressão alta. Maneirar nos drinques e cortar o cigarro também são atitudes fundamentais para prevenir a arritmia.

Mas é importante frisar que, em um bom número de casos, a fibrilação atrial surge por uma predisposição genética. Daí a importância de um acompanhamento com o cardiologista.

 

Como tratar

 

Há remédios antiarrítmicos que controlam as descargas elétricas e estabilizam o ritmo do coração. Se for o caso, anticoagulantes também são prescritos para afastar o risco de um AVC ou infarto.

Certos pacientes, porém, precisam se submeter à ablação ou crioablação, uma cirurgia minimamente invasiva que cauteriza ou congela a parte do coração responsável pela arritmia, respectivamente.

Para garantir que a fibrilação não comprometa a qualidade de vida, é essencial adotar uma rotina mais saudável e escapar de vícios como o álcool e o cigarro. Combater o estresse também acalma o músculo cardíaco.

Voltar para Notícias
icone whatsapp