26/04 - Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

26/04 – Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

Por: admin 26/04/2021 11:22

Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão – Dicas para cuidar da saúde

Você sabia que 25% da população brasileira tem hipertensão? Essa doença costuma ser silenciosa e não mostrar muitos sinais até que atinja um estado crítico, ou mesmo a morte. É por isso, que em 2002 foi criada a lei No 10.439 que instituiu o dia 26 de abril como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.

O que é a Hipertensão?

A Hipertensão acontece quando a pressão arterial fica muito alta e o fluxo sanguíneo é muito forte para as artérias aguentarem. A pressão é considerada alta quando está acima de 14/9 e muito alta com números acima de 18/12. O maior fator de risco para a pressão elevada é que na maioria dos casos ela não tem sintomas e pode levar a acidentes cardiovasculares, cerebrais e ao óbito.

Sintomas de Risco:

Mas, para evitar ser pego de surpresa você pode ficar atento aos fatores de risco e a alguns sinais. Se você tem pessoas na família com histórico de hipertensão, precisa ficar atento, pois esse é um forte fator de risco, assim como o sedentarismo, má alimentação, excesso de sal, estresse e tabagismo também aumentam as suas chances de desenvolvê-la. Por outro lado, em algumas pessoas a hipertensão apresenta sintomas, como por exemplo: dor na cabeça e na nuca, falta de ar, tonturas e enjoos.

Como se manter saudável?

A sugestão é começar mudando a sua alimentação, levando em consideração a diminuição do sal e usando temperos saudáveis e saborosos, além de deixar de lado o hábito de fumar e consumir álcool com moderação. Também, tente incluir na sua rotina práticas que estimulam o bem estar e reduzem o stress, adicionando nos seus hábitos diários a prática de atividades físicas. É importante lembrar de consultar um médico cardiologista antes de começar seus exercícios.

Entre em contato conosco e agende seus exames: (41) 3079-9717 / 3079-9718

Voltar para Notícias
icone whatsapp