A importância de fazer a sua Consulta Cardiológica - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

 A importância de fazer a sua Consulta Cardiológica

Por: admin 30/07/2020 11:17

A palavra check-up é de origem inglesa e significa controle (exame médico de controle). De acordo com a sociedade de cardiologia, homens e mulheres com idade maior que 45 e 55 anos, respectivamente, que tenham algum fator de risco para doença cardíaca (como hipertensão arterial, alteração do colesterol, tabagismo, diabetes, histórico familiar de doença cardíaca, dentre outros) são aconselhados a realizar exames cardiológicos com periodicidade. 

Os exames solicitados são individualizados para cada caso, mas de um modo geral os mais comuns são: eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma transtorácico e Doppler de carótidas e vertebrais.

Apesar do fator genético-hereditário ser relevante, vale ressaltar que a prevenção ainda é a melhor forma de envelhecer com qualidade de vida. A alimentação saudável, atividade física regular, abandono do tabagismo, controle da pressão arterial, da glicemia e do estresse, são atitudes que irão reduzir a chance do indivíduo evoluir com complicações cardíacas maiores.

 

Os principais motivos para realizar o seu check-up

 

  • Saúde em primeiro lugar – Você já deve ter ouvido diversas vezes que saúde não tem preço. E, de fato, essa é uma grande verdade: a sua saúde é o seu principal bem. O primeiro motivo para a realização do check-up é ter consciência da importância do cuidado consigo mesmo.
  • Check-up para prevenir qualquer doença – Nem sempre o corpo envia sinais de que não está tão bem assim quanto parece. Muitas doenças são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas aparentes. Por isso a importância de fazer um acompanhamento médico constante. 
  • Histórico familiar – Conhecer o histórico de saúde familiar é o primeiro passo para a prevenção e a detecção antecipada de doenças. Pessoas que possuem casos na família de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, por exemplo, podem ter maior chance de também desenvolverem essas enfermidades. Nesses casos, a avaliação deve começar cedo, e a realização do check-up uma vez por ano é de extrema importância.
  • Idade avançada – A prevenção é importante em qualquer idade mas, para quem já passou dos 40, ela é ainda mais essencial. Isso porque, com o avançar dos anos, todo o corpo se transforma: o sistema imunológico fica mais vulnerável, assim como a capacidade de recuperação do corpo, tornando a pessoa mais propensa a desenvolver doenças. Nesse momento, procurar um geriatra pode ser a melhor escolha, pois esse médico tem como foco justamente a prevenção e o tratamento de doenças associadas ao envelhecimento do paciente. 

 

Esses são apenas alguns dos motivos pelo qual você deve manter a sua saúde em dia, prevenção de doenças, cuidado com o corpo, com a mente e com o seu bem estar diário, afinal sem saúde, nada consegue prosseguir como deve! 

 

Voltar para Notícias
icone whatsapp