ESCULTURA DE GELO COM 'CORAÇÃO' É USADA PARA PEDIR DOAÇÃO DE ÓRGÃOS - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

ESCULTURA DE GELO COM ‘CORAÇÃO’ É USADA PARA PEDIR DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Por: admin 15/04/2015 15:21

Uma escultura de gelo do colocada no Theatro Municipal, Centro de São Paulo, chama a atenção para doação de órgãos no Brasil.

A obra tem um coração vermelho, única parte que não é feita de gelo. Foi a maneira que os artistas encontraram para mostrar que o corpo se vai, mas os órgãos – que podem salvar vidas mesmo depois da morte – ficam.

A peça foi colocada na escadaria às 6h da manhã e por volta das 12h30 ainda estava ali, já bastante derretida.

O número de doadores no Brasil aumentou 90% nos últimos seis anos, segundo o ministério da saúde, mas ainda falta muito para dar conta da demanda. Só no estado de São Paulo, 100 pessoas estão na fila para o transplante de coração. Por esse motivo, existe urgência quando há um órgão disponível.

Na sexta-feira passada, em meio ao temporal, uma família da zona leste saiu em direção a um hospital no Morumbi. O fígado do qual a filha de 18 anos precisava estava pronto para ser transplantado, só que o carro ficou parado no congestionamento.

No desespero, os pais ligaram para a polícia e a jovem foi resgatada de helicóptero, no meio do trânsito. Em 20 minutos ela chegou ao hospital, a tempo da cirurgia.

Os critérios e o procedimento para se tornar um doador de órgão estão disponíveis no site da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Fonte: G1 São Paulo e SPTV

Saiba mais sobre doação de órgãos, saiba que a última palavra sobre doar ou não sempre será sua, e conte com a PROLAB para toda e qualquer dúvida que quiser sanar!

Somos todos coração para você!

Voltar para Notícias
icone whatsapp