Dicas para melhorar a saúde do seu coração - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Dicas para melhorar a saúde do seu coração

Por: admin 20/11/2018 11:39

Nunca é demais relembrar que hábitos saudáveis contribuem para uma boa qualidade de vida. Não diferente, mudanças simples no dia a dia podem ter um papel importante na hora do proteger a saúde do seu coração. Afinal, como já diziam em outras épocas: “guarde seu coração para fortes emoções”. Para se ter ideia, de acordo com o Ministério da Saúde, 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. Além disso, a hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Então, para não entrar na estatística acima, manter hábitos saudáveis é fundamental para blindar o coração. Confira a seguir algumas dicas que a Prolab trouxe para você.

 

 

  • Combata o estresse

 

Embora muitos não saibam, o estresse e a ansiedade afetam diretamente a saúde do coração. Isso, porque há a liberação de cortisol no organismo, hormônio que faz crescer a concentração de glicose no sangue, desencadeando problemas como diabetes, altos níveis de triglicérides e descontrole de colesterol. Sabemos que nem sempre é fácil seguir essa dica, mas tente realizar atividade que causam prazer e façam você se sentir mais leve, pode ser um esporte, artesanato, leitura, etc. O importante é mandar o estresse para bem longe.

 

 

  • Reduza o consumo de carnes

 

Dentre todos os tipos de carne, a vermelha é a mais prejudicial, pois apresenta uma quantidade maior de colesterol, principalmente se tiver capas de gorduras. Segundo a nutricionista Roberta Stella, se houver uma ingestão controlada dos outros alimentos fontes de colesterol, é possível ingerir carne vermelha até três vezes por semana.

 

 

  • Modere no açúcar

 

De acordo com um estudo publicado no Journal of American Medical Association, a ingestão de açúcar também pode afetar as taxas de lipídios, assim como uma dieta rica em gordura pode aumentar os níveis de triglicerídeos e colesterol. Ainda não se sabem ao certo como acontece essa relação açúcar = colesterol, contudo reduzir o consumo de açúcar é a melhor opção para a saúde do coração.

 

 

  • Invista em Vitamina D

 

Você sabia que de acordo com estudo, 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados à deficiência de Vitamina D. Por isso, invista em alimentos ricos nesse nutriente, como a manteiga, gema de ovo, fígado, entre outros. Além disso, 15 minutinhos de exposição ao sol são mais do que recomendados, pois a sua principal fonte de absorção é a luz solar.

 

 

  • Tenha um sono reparador

 

Em um estudo da Universidade de Warwick e da Universidade Federico II, na Itália, os pesquisadores apontaram que quem dorme menos de seis horas ou mais de oito ao dia tem 12% a mais de chance de morrer. E isso se dá porque a qualidade do sono fica  prejudicada, assim, crescem os riscos de acidentes, por conta da sonolência, e de ataques cardíacos em função do estresse.

 

 

  • Consulte o médico regularmente

 

Todos devem consultar o médico ao menos uma vez no ano para um check-up, mas e principalmente os indivíduos que tenham antecedentes familiares de doença de coração e apresentem fatores de risco, como hipertensão, diabetes ou excesso de peso para a realização de exames específicos para o coração.

E aí, gostou das dicas e quer viver mais e melhor? Entre em contato conosco e agende o seu check-up cardiológico. Confira no site mais informações!

Voltar para Notícias
icone whatsapp