Aterosclerose: sintomas, causas e tratamento da doença - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Aterosclerose: sintomas, causas e tratamento da doença

Por: admin 03/11/2017 20:54

Existem duas doenças que podem fazer com que ocorra um aumento na espessura das paredes arteriais: a arteriosclerose, devido ao processo contínuo de envelhecimento do corpo humano; e a aterosclerose, em que ocorre o mesmo problema, porém sua causa é diferente do primeiro tipo.

Embora sejam bastante parecidas, no caso da aterosclerose, o que acontece é um acúmulo de gordura e colesterol nas paredes das artérias, o que acaba por limitar a passagem do sangue por elas, dificultando o irrigamento em todo o corpo. Quando a doença afeta as artérias coronárias pode levar a pessoa a ter um infarte e, quando atinge as carótidas, pode resultar num acidente vascular cerebral (AVC).

Sentir dores fortes e constantes na região do peito, sensação de dormência em algumas partes do corpo e dificuldade para respirar, principalmente ao realizar exercícios físicos podem ser indícios claros de que a pessoa possui aterosclerose. Nesses casos, o mais recomendável é procurar um médico para um diagnóstico apurado e iniciar o tratamento indicado, caso possua a doença. Contudo, em alguns casos pode ser que a pessoa não apresenta nenhum sintoma evidente.

Entre os fatores de risco que podem levar à doença ou agravar o quadro clínico estão: colesterol elevado, histórico familiar de doenças cardíacas, obesidade e diabetes, uso do cigarro, sedentarismo e doenças do tipo renal.

A melhor forma de prevenir a aterosclerose é por ter um estilo de vida saudável, mantendo uma alimentação balanceada que evite o consumo excessivo de sal e de gordura, além do hábito de fazer exercícios físicos regulares, como caminhada ou corrida. Além disso, é necessário manter uma rotina médica ativa, realizando exames contínuos do coração. A Prolab é especialista em exames cardiológicos e possui os melhores profissionais à disposição. Agende uma consulta e venha ver como anda a saúde de seu coração.

Fontes: Minha vida, Coração Alerta

Voltar para Notícias
icone whatsapp