Dicas para controlar os sintomas da pressão alta. - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Dicas para controlar os sintomas da pressão alta.

Por: admin 10/01/2017 15:46

 

Todos nós estamos sujeitos a uma variação de pressão cardíaca, seja por excesso de esforço físico ou por momentos de estresse. Porém, uma pessoa hipertensa tem os níveis de pressão mais altos que o normal.

A pressão alta é uma doença crônica e por não ter cura deve ser tratada para o resto da vida. A pessoa hipertensa precisa entender que sua rotina e alimentação devem ser alteradas para garantir seu bem estar e prolongar sua saúde.

Ainda que você não sofra de hipertensão, é importante tomar algumas atitudes que ajudam a prevenir o problema e controlar níveis já elevados de pressão.

Medir a pressão no mínimo uma vez por ano é a recomendação da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.

O sobrepeso aumenta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue, portanto é importante manter o peso ideal. Para isso pratique atividades físicas regularmente. Além de melhorar a circulação, essas atividades relaxam e ajudam a controlar o estresse, outro inimigo da pessoa hipertensa. Mas antes de começar qualquer procure um especialista e faça uma avaliação geral.

Caso tenha algum problema físico e não possa praticar esportes, o segredo é regular a alimentação. A redução de sal é recomendada para todas as pessoas, mesmo as que não hipertensas. Substitua o sal por outras especiarias que ajudam a dar sabor na comida, como alho, orégano, alecrim, entre outros. Além de evitar a retenção de líquidos, esses temperos têm propriedades medicinais e efeitos positivos na saúde.

Evite bebidas alcoólicas e cigarro. Consumir esses produtos em grande quantidade prejudica o organismo de diversas formas.

Vale lembrar que, mesmo seguindo uma rotina regrada, a pessoa hipertensa deve realizar exames médicos regulares e tomar os medicamentos recomendados pelo cardiologista.

 

Fonte: Minha Vida

Voltar para Notícias
icone whatsapp