COMO IDENTIFICAR E PREVENIR DOENÇAS CARDÍACAS EM MULHERES - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

COMO IDENTIFICAR E PREVENIR DOENÇAS CARDÍACAS EM MULHERES

Por: admin 09/03/2016 14:54

 

Aproveitando o dia de hoje, tão especial em homenagem a um ser ainda mais especial, a mulher – aliás, parabéns a todas as mulheres! – que tal falarmos um pouquinho da saúde cardíaca da mulher?

 

Atualmente, doenças cardíacas são as principais causadoras de mortalidade na mulher, superando, até mesmo, o câncer de mama. Em países ocidentais, estima-se que a cada 91 segundos, uma mulher sofre um infarto, e é por isso mesmo que as mulheres precisam estar muito atentas a sua saúde cardíaca.

 

Pode parecer irrelevante focar o assunto nas mulheres, quando homens também morrem na mesma proporção por problemas cardíacos, porém, quando a doença acomete as mulheres, apresenta sintomas menos claros e especificidades que devem ser observadas mais de perto, a fim de evitar o pior.

 

A seguir, listamos as doenças cardíacas que mais afetam mulheres e quais são os seus sintomas:

 

Arteriosclerose: Se desenvolve pelo acúmulo de tecido e colesterol que, aos poucos, obstrui as artérias, impedindo o transporte de sangue ao coração. Sintomas – os sintomas dessa doença podem ser confundidos com outras coisas, então, fique atenta, dor nas costas, pescoço e estômago, além de cansaço excessivo, podem ser sinais de que suas artérias não estão bem.

 

Síndrome do Coração partido: Sim, realmente é o que o nome sugere – a doença está associada a um nível de estresse emocional muito agudo. O nome científico para essa síndrome é Miocardiopatia por estresse e não é tão simples quanto parece. Sintomas – são similares aos sintomas de enfarto cardíaco, de modo geral. Se houver náuseas, cansaço excessivo, dor no estômago e na parte superior do abdômen, aliados a uma fase de estresse grande, o ideal é procurar um médico.

 

A chegada da menopausa também é um fator que aumenta as chances de incidência de doenças cardíacas, assim, se você estiver nessa fase, o cuidado deve ser redobrado. O reconhecimento tardio dessas doenças pode acarretar em casos fatais ou recuperações demoradas e difíceis.

 

Se você está preocupada com o seu coração, não pense duas vezes, venha para a Prolab e tire suas dúvidas, afinal, cuidar da saúde nunca é demais! A Prolab é a melhor clínica de cardiologia em Curitiba, portanto, saiba que você estará em boas mãos.

 

Fonte: Melhor com Saúde

 

Voltar para Notícias
icone whatsapp