Valores de referência para controle de colesterol ficam mais rígidos - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Valores de referência para controle de colesterol ficam mais rígidos

Por: admin 15/12/2017 17:17

O colesterol é um dos problemas de saúde mais comuns hoje em dia. Devido aos maus hábitos alimentares e estresse no dia a dia, por exemplo, seu nível pode subir ou descer demais nos dois tipos existentes e se tornar um problema bastante sério.

Por isso, para prevenir esse quadro clínico, a Sociedade Brasileira de Cardiologia redefiniu os valores indicativos de colesterol no Brasil, fazendo uma atualização na Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção de Aterosclerose. Dessa forma, o valor estipulado para medir o Colesterol ruim, ou LDL, passou de 70 para 50 miligramas para pessoas que já estão incluídas no grupo considerado como fator de risco cardíaco alto.

No caso do colesterol bom, o recomendado era apresentar por volta dos 60 miligramas e, com a atualização, esse número caiu para 40. No que se refere ao valor total do colesterol no organismo, o mais indicado era ter a taxa abaixo de 200 miligramas. Agora o novo número fic abaixo de 190 miligramas.

Rever esses números foi importante porque uma boa parte dos brasileiros não faz ideia de qual é seu nível de colesterol. Ter conhecimento sobre essa questão é vital para o diagnóstico adequado de seu caso e obter o tratamento necessário. Como o colesterol não apresenta nenhum sintoma específico, especialistas da área médica recomendam que se faça exame de sangue regularmente, pelo menos uma vez por ano, para acompanhar a situação.

Para prevenir o colesterol alto, medidas muito simples podem ser aplicadas no dia a dia. Primeiramente é essencial ter uma dieta equilibrada. Evitar o consumo excessivo de gorduras e refrigerantes são um passo que se pode dar para combater o colesterol alto. Fazer exercícios físicos regulares e evitar hábitos como o tabagismo e o estresse também podem ajudar a manter o colesterol em dia.

Na Prolab você pode realizar exames de sangue completos para avaliar seu nível de colesterol e a saúde de maneira geral por preços acessíveis e com excelentes profissionais. Venha conhecer nossa clínica.

Voltar para Notícias
icone whatsapp