AUMENTO DA TEMPERATURA E TEMPO SECO TRAZEM RISCOS PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

AUMENTO DA TEMPERATURA E TEMPO SECO TRAZEM RISCOS PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO

Por: admin 27/10/2015 10:44

De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde – a taxa de umidade relativa do ar adequada para a nossa saúde é de 60% ou mais, sendo que valores abaixo disso podem causar danos. Em dias muito quentes, com temperatura acima dos 30º C, similares aos que enfrentamos durante o mês de setembro e uma parte do mês de outubro aqui em Curitiba, a umidade relativa do ar tende a cair, ficando em torno de 30%. Ou seja: quanto maior o calor, menor a umidade, e isso definitivamente não faz bem à nossa saúde.

 

Acontece que o ressecamento do ar dificulta a dispersão dos poluentes produzidos na saúde e, logicamente, essa poluição acumulada provavelmente afetará a saúde das pessoas. Substâncias como o monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e particulados – que são pequenas partículas de diversos elementos prejudiciais à saúde – são absorvidas durante a nossa respiração, o que potencializa doenças respiratórias e, até mesmo, a propensão de doenças do coração.

 

Mas como isso é possível? A explicação é simples, quando esses poluentes são inalados, acontece uma elevação significativa na pressão arterial, o que aumenta as chances de derrames e infartos do miocárdio, além de ocasionar, entre pessoas com tendência a cardiopatias, o aumento de coágulos no sangue e, por sua vez, aumento de tromboses, arritmias cardíacas, vasoconstricções agudas das artérias, desenvolvimento de aterosclerose crônica e reações inflamatórias em partes diversas do corpo.

 

Essas substâncias ainda podem causar alterações no endotélio das artérias – a camada de revestimento interno destas – afetando ainda mais a saúde do sistema cardiovascular.

 

Sabendo de tudo isso, os principais cuidados a serem tomados são: evitar locais e horários onde encontram-se maiores quantidades de poluentes no ar; evite caminhar, andar de bicicleta e correr perto de vias com muito trânsito; visite, sempre que possível, locais afastados das grandes cidades, onde não há tanta poluição e, por fim, mantenha as janelas fechadas, evitando que o ar poluído entre.

 

E para garantir que o seu coração está sempre nos trinques, a Prolab está sempre à sua disposição, com diversos tipos de exames que atendem à sua necessidade!

 

Fonte: Maxpress

Voltar para Notícias
icone whatsapp