Comece o ano com o coração mais forte e saudável - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Comece o ano com o coração mais forte e saudável

Por: admin 29/01/2020 12:05

Depois de tantas festas e reuniões de final e começo de ano, todos precisam de um cuidado especial com a saúde do coração. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa começar o ano com o pé direito, cuidando da sua saúde e do seu coração.

Alimentação saudável

Se engana quem pensa que alimentação saudável é comer apenas, frutas, verduras e legumes. Alimentação saudável vai muito além disso, evitar frituras e o excesso de gordura saturada, açúcar e embutidos, prefira gorduras chamadas “boas”, presentes no azeite, óleo de soja e milho e em seus derivados, como os cremes vegetais.

Mexa-se ou faça exercícios físicos

Ficar a maior parte do tempo sentado acumula gordura corporal, faz mal para a coluna, dificulta a circulação, dá varizes e pode complicar a saúde do coração. Então não esqueça de se exercitar, se alongar, beber água e se hidratar durante o dia todo.

Modere no sol e no açúcar

Para você é fã de sopa e macarrão instantâneos, cuidado: eles têm muito sódio, substância que, em excesso, se torna inimiga do coração (e da barriga chapada!). E para os amantes de doces, chocolates também vai um alerta, muito açúcar pode causar diversos problemas para o coração, como a própria diabetes.

Fuga do tabagismo e do alcoolismo

Fumantes correm 70% mais risco de sofrer um infarto em comparação com quem não fuma, porque o cigarro abre as portas do corpo para fatores de risco para a doença: promove o depósito de colesterol na parede das artérias e a oxidação dele (favorecendo a formação de coágulos que podem provocar ainda um derrame cerebral) e facilita a coagulação do sangue (dificultando a circulação). Aleḿ disso a bebida alcoólica pode resultar no ganho de peso e desnutrição corporal, aumentando os riscos de saúde para o coração.

Quer saber mais? Acompanhe nossa página e fique por dentro de tudo!

Voltar para Notícias
icone whatsapp