SILENCIOSA, PRESSÃO ALTA PODE CAUSAR DOENÇAS DO CORAÇÃO, CEGUEIRA E FALÊNCIA DOS RINS - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

SILENCIOSA, PRESSÃO ALTA PODE CAUSAR DOENÇAS DO CORAÇÃO, CEGUEIRA E FALÊNCIA DOS RINS

Por: admin 11/05/2015 16:19

A hipertensão é uma das doenças  cardiovasculares mais comuns. No Brasil, cerca de 17 milhões de pessoas têm pressão alta. A doença é também o principal fator de risco para as complicações como AVC (acidente vascular cerebral), infarto, cegueira e falência nos rins.

Mas, afinal, o que é a hipertensão? O médico cardiologista Alfredo A. Eyer Rodrigues, do Hospital Sepaco, explica que a doença decorre da alta pressão que o sangue exerce para circular nas artérias. De acordo com ele, em quase 100% dos casos não há uma causa definida.

Quando a pressão atinge um valor igual ou maior que 14 por 9 é necessário tomar medidas para controlá-la. Apesar de na maioria das vezes ela ser silenciosa, algumas pessoas podem sentir dores de cabeça, no peito, tonturas, insônia, zumbidos.

Segundo Rodrigues, a doença atinge 35% da população de 40 anos ou mais. E esse número é crescente: seu aparecimento está cada vez mais precoce e estima-se que cerca de 4% das crianças e adolescentes também sejam portadoras.

Pessoas com familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a doença.

Quem tem fator de risco ou desconfia que sofre do problema deve procurar ajuda médica, explica o coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Bandeirantes, Heron Rached.

— Apenas uma medição não é suficiente para que seja determinada a patologia. É natural que a pressão arterial varie durante o dia, ela cai quando estamos mais relaxados ou dormindo, pode alterar por estresse, atividades físicas e também pela alimentação.

Aqueles que sofrem de hipertensão precisam visitar o cardiologista pelo menos a cada seis meses, segundo os especialistas.

HIPERTENSÃO INFANTIL 

Embora os casos de hipertensão na infância sejam raros, Rodrigues explica que é necessário que os pais fiquem atentos e meçam a pressão arterial das crianças ao menos uma vez por ano. O alerta fica para os filhos de pais hipertensos, que têm uma chance maior de desenvolver a doença. Entre os idosos, a doença chega a atingir metade da população, pois, com o passar dos anos, as artérias ficam mais rígidas e pode acontecer deposição de gordura e cálcio nas suas paredes, aumentando a pressão do sangue no seu interior.

— Modificações de estilo de vida são de fundamental importância no processo terapêutico e na prevenção da hipertensão: manter uma alimentação equilibrada, com redução de sal e gorduras saturadas, controlar o peso, praticar atividades físicas, evitar o fumo e as bebidas alcoólicas.

Veja como fugir da pressão alta:

Meça a pressão pelo menos uma vez por ano

Pratique atividades físicas todos os dias

Mantenha o peso ideal, evite a obesidade

Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes

Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba

Abandone o cigarro. A nicotina provoca a contração dos vasos sanguíneos, o que força o coração a bater mais rapidamente, entre outros fatores

Nunca pare o tratamento, é para a vida toda

Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde

Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer

Evite temperos industrializados como caldo de carne, molho de soja

Assista: saiba quais são os alimentos que auxiliam e os que prejudicam sua pressão

Fonte: R7

Voltar para Notícias
icone whatsapp