CONHEÇA OS RISCOS NA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS INTENSOS - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

CONHEÇA OS RISCOS NA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS INTENSOS

Por: admin 23/02/2016 14:51

Exercitar-se é sempre bom, não importam as circunstâncias e nem a intensidade. Certo? Errado! Exercícios são muito bons, tanto para a saúde do corpo como para a saúde da mente, no entanto, é preciso que haja acompanhamento médico em alguns casos, especialmente para aquelas pessoas que gostam de praticar exercícios físicos de alta intensidade, como maratonas, ultramaratonas ou provas de triathlon.

 

Trabalhos científicos que foram realizados, por cardiologistas do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, com maratonistas saudáveis, demonstraram elevações importantes nos níveis de troponina, que é um marcador de necrose miocárdica, utilizado para o diagnóstico de infarto do miocárdio, além de pequenas alterações da função cardíaca na chegada da maratona, que persistiram durante quatro dias após a corrida.

 

De acordo com o Dr. Nabil Ghorayeb, especialista em medicina do esporte, a questão não é impedir que os atletas participem desse tipo de exercício de alta intensidade, mas discutir em quantas provas desse tipo um atleta deve participar anualmente, sendo que, na opinião do doutor, seria ideal um intervalo de seis meses entre uma prova e outra.

 

Eventos cardiovasculares em atletas, como arritmias cardíacas, cardiomegalias e, até mesmo, alterações estruturais do miocárdio, têm se tornado cada vez mais comuns. Praticar exercícios de alta intensidade é algo satisfatório, no entanto, é preciso analisar o custo x benefício nesse tipo de prática, para não deixar que a sua saúde saia prejudicada.

 

Se você pratica esse tipo de exercício, o ideal é que o acompanhamento médico seja constante. Não arrisque, venha para a Prolab, a melhor clínica de cardiologia em Curitiba, e mantenha-se sempre informado a respeito do estado de saúde do seu coração!

 

Fonte: Portal do Coração

Voltar para Notícias
icone whatsapp