Alimentos que cuidam do coração - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Alimentos que cuidam do coração

Por: admin 23/07/2019 16:29

Todo corpo precisa de vitaminas, nutrientes e muito energia para poder gastar. E os responsáveis pelo funcionamento do nosso corpo são os alimentos. Cada um deles age com maior eficácia em determinadas áreas, como coração, fígado, rins, pele e até no cérebro. Alguns ingredientes contribuem para estimular hormônios e proteínas, outros dão firmeza, melhoram o funcionamento do organismo e evitam a degeneração das células.

Por este motivo, separamos uma lista de alguns alimentos que colaboram com a saúde do seu coração no inverno, veja a seguir:

> Farelo de aveia: Bom para o coração, pois contém minerais, como cálcio, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B. Também é rico em fibra solúvel, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue e protege o organismo contra a formação de coágulos.

> Chocolate amargo: Quando consumido com moderação (cerca de 25 gramas por dia), o chocolate amargo contribui para reduzir a pressão arterial e o risco de placas de gorduras nos vasos sanguíneos.

> Frutas cítricas: São fontes de vitamina C e de fibras solúvel e insolúvel, que trabalham na prevenção de doenças do coração, colesterol alto e obesidade, são elas, laranja, mexerica, limão e lima da pérsia são exemplos de frutas cítricas.

> Chia e Linhaça: Bom para pele, unhas e cabelos, apesar de ser um alimento de origem vegetal, é excelente fonte de proteína, capaz de estimular a queratina, principal proteína formadora dos fios do cabelo, além de serem ricas em ômega 3, contribuem para o equilíbrio da ação dos hormônios do corpo, principalmente aqueles que controlam a parte hídrica do organismo.

> Azeite de oliva: Além de blindar o coração, o azeite de oliva ajuda a reduzir a degeneração do cérebro. Os antioxidantes combatem os radicais livres que prejudicam a atividade cerebral.

> Frutas vermelhas: Bom para os rins – amoras, mirtilos, framboesas e morango são frutas com grande quantidade de antioxidantes, além de possuir algumas propriedades que ajudam a reduzir a inflamação e ajudar o funcionamento da bexiga.

> Melancia: a fruta tem mais de 90% de água em sua composição, o que faz dela uma poderosa aliada para manter o corpo hidratado. Também estimula os rins e evita a retenção urinária. Outros alimentos, como o melão e o pepino, também ajudam a manter a hidratação.

> Gengibre: Além de filtrar as toxinas, o fígado é o responsável por produzir o suco biliar, que atua na digestão de gorduras. Os nutrientes que estão no gengibre auxiliam na secreção da bile.

> Peixes: Consumir peixes, principalmente grelhados, ajuda a proteger o fígado contra o excesso de gordura. Tudo isso por causa de seu alto índice de gorduras poli-insaturadas, principalmente o ômega 3.

 

Voltar para Notícias
icone whatsapp