PARANÁ É O PRIMEIRO ESTADO A OFERECER CORAÇÃO ARTIFICIAL NA SAÚDE PÚBLICA - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

PARANÁ É O PRIMEIRO ESTADO A OFERECER CORAÇÃO ARTIFICIAL NA SAÚDE PÚBLICA

Por: admin 29/12/2015 22:48

Conhecido popularmente como coração artificial, o dispositivo de assistência ventricular será disponibilizado no sistema público de saúde, na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. O Paraná será o primeiro estado brasileiro a receber essa tecnologia na rede pública de saúde.

 

De acordo com dados da Central Estadual de Transplante, cerca de 55% dos pacientes na fila de espera para um transplante de coração morrem antes de receber à cirurgia. O objetivo do coração artificial é reverter este quadro, atendendo o máximo de pacientes possível.

 

Segundo Lídia Moura, cardiologista responsável pelo Programa de Transplante Cardíaco da Santa Casa de Curitiba, na maior parte dos casos a utilização de dispositivos de assistência circulatória mecânica é a única chance de sobrevivência para os pacientes durante a espera por um doador. Ela explica que, em diversos casos, os medicamentos são ineficazes, sendo assim, o dispositivo será a solução para atender o paciente, desde o momento que o coração começa a apresentar problemas até o surgimento de um novo coração.

 

O dispositivo deverá ter uma média de utilização de três meses, porém, se necessário, poderá ser estendida a utilização para seis meses, no máximo.

 

Com certeza, a disponibilização do coração artificial na rede pública é um enorme avanço da saúde cardíaca em nosso Estado, a esperança é que os avanços continuem, cada vez mais. E se você precisar de uma mãozinha para cuidar do seu coração, conte sempre com a Prolab!

 

Fonte: O Diário

Voltar para Notícias
icone whatsapp