O que é o sopro no coração? - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

O que é o sopro no coração?

Por: admin 22/11/2016 20:31

É bastante provável que você já tenha ouvido essa expressão, mas você sabe o que é, de fato? O chamado sopro no coração é caracterizado por uma alteração no fluxo de sangue dentro do coração, que, na maior parte das vezes, não é grave e nem fatal.

Mas veja bem, “na maior parte das vezes” não é, o que significa que, em alguns poucos casos, pode ser, como, por exemplo, quando está associado a sintomas de dispneia, boca roxa e palpitações. Nesse caso, aliado a tais sintomas, o sopro no coração pode significar uma doença cardíaca grave, que pode causar a morte se não for tratada o quanto antes.

Para detectar o sopro no coração não é preciso realizar nenhum exame de alta complexidade: o médico consegue identificar a condição durante o exame clínico, por meio da ausculta cardíaca. No entanto, quando há o sopro, o ideal é que o médico solicite exames mais específicos, como raio x de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma, a fim de verificar a possível existência de doenças associadas.

Sendo diagnosticadas outras doenças, o médico prescreverá a tomada dos medicamentos necessários, avaliando a necessidade de cateterismo ou cirurgia cardíaca, com a finalidade de diminuir o risco de óbito.

Assim, para garantir que o seu coração está fora de risco, o ideal é visitar o seu médico regularmente e realizar todos os exames necessários, solicitados por ele. A Prolab conta com os melhores profissionais em cardiologia em Curitiba, sempre prontos para cuidar do seu amigo do peito!

 

Fonte: Tua Saúde

Voltar para Notícias
icone whatsapp