Margarina: amiga ou inimiga do coração? - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Margarina: amiga ou inimiga do coração?

Por: admin 19/10/2021 16:25

Afinal, a margarina é amiga ou inimiga do coração? Por se tratar de um produto rico em gordura trans, este produto tem gerado muitas dúvidas na cabeça dos brasileiros.

Leia o artigo completo e entenda um pouco mais sobre este assunto.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), o consumo moderado de margarina não aumenta os riscos de doenças cardiovasculares.

O estudo em questão, avaliou pelo menos 66 pacientes com quadros de síndrome metabólica, onde eles tiveram que restringir demasiadamente o consumo do produto. Para obter um resultado preciso, os médicos responsáveis dividiram os pacientes em quatro grupos e sugeriram uma nova quantidade de consumo da margarina ou margarina a todos os voluntários.

Então, o primeiro grupo passou o consumir diariamente 15 gramas de manteiga, o segundo grupo foi direcionado ao consumo de 18 gramas de margarina com gorduras trans, o terceiro grupo contou com 36 gramas de margarina sem gorduras trans enquanto o último grupo ingeriu 30 gramas de margarina com fitoesteróis, que reduz a quantidade de colesterol ruim do sangue.

Vale ressaltar que ao longo da pesquisa, nenhum dos voluntários tiveram alterações em suas dietas habituais. Sendo assim, após 35 dias os níveis de substâncias que indicam aumentar os o risco de infarto, permaneceram iguais no organismo de todos os grupos. Dessa forma, o estudo concluiu que, tanto a margarina quanto a manteiga não agravaram ou estimulam o aumento destes níveis prejudiciais. Além disso, o colesterol LDL (colesterol ruim) também não sofreu nenhum tipo de alteração.

Concluiu-se então, que o consumo equilibrado do alimento não é um vilão considerável do nosso órgão cardíaco.

E, como estão os seus exames cardiológicos? Para deixar tudo em dia, procure a Clínica Prolab para realizar os exames do coração!

Agende os seus exames pelo telefone (41) 3079-9717 ou (41) 3079-9718 

 

Voltar para Notícias
icone whatsapp