Infarto: Sintomas e Tratamento. - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Infarto: Sintomas e Tratamento.

Por: admin 01/11/2021 17:13

Conhecido por muitos como ataque cardíaco, o infarto do miocárdio ou infarto agudo do miocárdio é o resultado do acúmulo de camadas de gorduras presentes nas paredes da artéria coronariana. Quando estas obstruções acontecem, as barreiras de gordura impedem que o sangue circule de maneira correta, levando assim, a necrose (morte do tecido) de parte do músculo cardíaco pela falta de oxigênio.

 

Principais sintomas do infarto:

O sintoma mais comum do infarto é a dor ou desconforto na região do peito, a qual pode se estender pelo braço esquerdo, costas ou até mesmo para o rosto. A duração deste desconforto varia para cada pessoa, sendo violento e duradouro, e em alguns casos, uma sensação de pressão no tórax também pode se fazer presente.

Porém, outras manifestações do infarto também podem ser analisadas, por exemplo:

Desmaio;
Alterações na frequência cardíaca;
Falta de ar e palpitações;
Náuseas e tonturas;
Palidez;
Fraqueza;
Suor excessivo.

Para o diagnóstico de um infarto, contamos com a avaliação clínica dos sintomas observados associados a exames de exames de eletrocardiograma, ecocardiogama e cateterismo.

 

Tratamento:

A desobstrução da artéria coronariana é o foco principal do tratamento para infarto.

O processo pode ser realizado de duas formas, sendo através da angioplastia coronária (desobstrução mecânica) ou por fibrinolíticos (desobstrução com medicamentos).
A angioplastia coronária é feita com um cateter-balão, o qual é inserido no punho ou na virilha do paciente e dirigido até a artéria que deve ser desobstruída. Em seguida, o cateter é inflado até que a artéria esteja totalmente aberta, e um stent (dispositivo parecido com uma mola) é colocado para manter a artéria aberta e realizando sua função normalmente.

Já o tratamento com fibrinolíticos, trata-se da dissolução do coágulo através de medicamentos específicos. Porém, esta técnica só pode ser utilizada caso a desobstrução por angioplastia não possa ser realizada.

 

Agora me conta, você notou a presença de alguns dos sintomas citados acima? Não hesite em procurar a ajuda de um médico cardiologista. Nossos profissionais estão prontos para lhe atender através dos telefones (41) 3079-9717 ou (41) 3079-9718.

A Clínica Prolab está de mãos dadas com a saúde do seu coração.

Voltar para Notícias
icone whatsapp