Gravidez pode alterar o funcionamento do coração da mãe - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Gravidez pode alterar o funcionamento do coração da mãe

Por: admin 30/11/2017 7:07

Durante a gravidez, o ritmo e a frequência cardíaca da mãe podem passar por alterações. Isso ocorre porque mais sangue é bombeado para o músculo fazendo com que ele trabalhe mais e, portanto, aumente o número de batimentos. Especialistas estimam que, com a gestação, a mulher passa a ter dois litros de sangue a mais em seu organismo, para auxiliar na tarefa de garantir a saúde do bebê.

Essa alteração normalmente faz com que a mãe apresente sensações como cansaço e falta de ar, semelhante aos efeitos causados pela prática de exercícios físicos. Pequenas palpitações também podem surgir ao fazer algum tipo de esforço ou outros desconfortos, mas médicos garantem o corpo da mulher está preparado para enfrentar a situação e que isso é passageiro, cessando após o nascimento do bebê.

Ainda que não haja motivos para se preocupar, pois essas são consequências normais de uma gravidez, é altamente recomendado que a mãe realize uma consulta com um cardiologista para avaliar a condição de seu coração, uma vez que essas alterações no músculo podem em alguns casos dar indícios de doenças cardíacas já existentes, mas não diagnosticadas até então.

Também, a gestação inspira cuidados no coração pois a incidência de hipertensal gestacional é comum entre 10% de grávidas em todo o mundo. O fluxo de sangue maior no corpo da mulher pode ser mal recebido pelo corpo, e alguns fatores de risco como obesidade e sedentarismo podem condicionar a elevação da pressão arterial, causando prejuízo na saúde da mãe e do bebê. Por isso, quanto antes ela for diagnosticada e tratada, maiores as chances de não causar nenhum dano.

Para auxiliar na manutenção da boa condição física tanto da gestante quanto da criança, recomenda-se a realização de exercícios físicos de baixa intensidade, como caminhadas. Para cuidar da parte clínica, a Prolab oferece exames completos para avaliar seu coração e os melhores profissionais da área. Conheça a clínica e agende sua consulta.

Voltar para Notícias
icone whatsapp