Água e coração: a combinação ideal da qualidade de vida.

Notícias

Água e coração: a combinação ideal para quem preza pela qualidade de vida.

Por: admin 23/03/2022 12:04

Água e coração: a combinação ideal para quem preza pela qualidade de vida. Você concorda?

Não é novidade que a água é um elemento essencial para o bom funcionamento do organismo, afinal, 60% do peso corporal é composto por água. Por esse motivo recomenda-se a ingestão diária de no mínimo 2 litros de água. Contudo, com a correria do dia a dia muitas pessoas limitam o volume de água ingerido, o que pode causar sérios problemas ao corpo humano.

 

Neste artigo você vai entender melhor como se dá essa relação entre a água e a saúde, principalmente a cardíaca e como medidas simples mudarão a sua vida.

Confira!

 

A função da água no corpo humano

Já falamos o quanto a água é importante para o bom funcionamento do corpo, mas vale a pena detalhar mais sobre as consequências que afetam diretamente os órgãos e sistemas quando o consumo de água é baixo.

Assim, podemos destacar: diminuição do transporte de nutrientes, diminuição da eliminação de resíduos tóxicos, sobrecarga renal, aumento da proliferação bacteriana e distúrbios de coagulação.

Nesse sentido, é verdadeiro afirmar que todo o funcionamento do corpo depende da água, desde os músculos, ossos, rins, cérebro até o coração. Para se ter ideia, o cérebro e os músculos possuem cerca de 75% de água e vale chamar a atenção para o coração, que é um músculo, o sangue e os rins 80%, fígado cerca de 65% e ossos 25%. Em outras palavras, sem a hidratação adequada os principais componentes do corpo vão entrar em desordem e colapso.

Além disso, a redução do volume de água nos vasos sanguíneos provoca aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, o que intensifica o trabalho do coração que, em casos extremos, pode sofrer um infarto.
Pensando bem, é melhor beber bastante água para manter uma vida saudável. Com medidas simples é possível incluir esse hábito na rotina diária.

 

Já bebeu água hoje?

Há quem pense que para uma correta hidratação é necessário uma revolução no cotidiano. Ledo engano. Isso porque criar hábitos que levem ao consumo natural de água deve ser simples e automático. Por exemplo, carregue sempre uma garrafinha de água consigo e beba água antes das refeições. São medidas simples que com o tempo se tornarão naturais e automáticas.

 

Qual o volume de água ideal?

De modo geral, a OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de 2 litros diários. No entanto, o volume diário ideal varia conforme a necessidade de cada indivíduo, ao considerar o equilíbrio entre entrada e saída.
Assim, quando a saída de líquido é maior que a entrada os mecanismos das vias excretoras são acionados, estimulando a sede. Portanto, o ideal é que se consuma 35 ml de água por quilo de peso ao dia. Para saber a quantidade certa para você, multiplique o seu peso por 35 e terá o volume a ser ingerido.

Vale ressaltar também que algumas doenças requerem restrição de líquido. Não deixe de consultar um especialista, se esse for o seu caso.

E aí? Já bebeu água hoje? Lembre-se que água e coração são a combinação ideal para quem preza pela qualidade de vida.

 

Para cuidar da saúde do seu coração, a Clínica Prolab é a melhor escolha. Agende AGORA MESMO o seu check-up através DESTE LINK. Aproveite também para conhecer convênios parceiros de nossa clínica e nossa localização.

A saúde do seu coração é o nosso maior compromisso. ♥

Voltar para Notícias
icone whatsapp