A IMPORTÂNCIA DE TER UM CORPO E UMA MENTE SÃ. PROLAB.

Notícias

Compreenda a importância de ter um corpo e uma mente sã.

Por: admin 02/05/2022 11:11

Você sabe qual a importância de ter um corpo e uma mente sã? Além disso, essa reflexão também serve para nos fazer ficarmos atentos a todos os fatores de risco para as doenças crônicas? Isso porque, na maioria das vezes eles são ignorados ou não muito valorizados pela população, como é o caso do tabaco, da dieta não saudável, do sedentarismo e do consumo de álcool.

Nesse sentido, que tal aproveitar a oportunidade para rever velhos hábitos e buscar formas diferentes para ter uma vida mais saudável? Vamos juntos alcançar esse objetivo? Confira como ao longo do artigo.

 

O que é ter saúde?

Há quem pense que ter saúde é a ausência de doenças. Grande engano. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, ser saudável significa ter qualidade de vida do ponto de vista físico, mental e social.

Logo, é fundamental ter hábitos saudáveis coerentes com a preservação das funções vitais, como sistema cardiovascular, respiratório e musculoesquelético, além de uma boa interação com o ambiente familiar, social e profissional.

Praticar exercícios físicos regularmente também favorece os aspectos citados, pois reflete na qualidade do sono e na expectativa de vida.

Em outras palavras, o objetivo não é combater as doenças, mas sim preveni-las. Veja a seguir como você pode alcançar uma vida mais saudável e equilibrada, tanto do corpo quanto da mente.

 

Dicas para uma vida com mais saúde:

Como mencionamos anteriormente, a saúde envolve vários aspectos da vida humana, como físico, mental e social. A seguir, você poderá conferir algumas dicas que te ajudarão nesse processo de uma vida com mais saúde e bem-estar.

Alimentação Saudável: para garantir que o organismo receba todos os nutrientes necessários para a qualidade da saúde é indispensável ter uma alimentação saudável. E pasmem, mas é possível ter uma refeição equilibrada mesmo fora de casa.

Portanto, o prato deve conter 50% de legumes e verduras; 25% de carboidratos, como arroz, macarrão, batata, etc.; e 25% proteínas, como carnes e ovos.

Já durante os intervalos entre as refeições opte por frutas (in natura, secas e desidratadas); barras de cereais ou sementes; oleaginosas; iogurte com baixo teor de gordura; chá com torradas integrais e queijo branco, dentre outros.

 

Sedentarismo: uma pessoa é considerada sedentária quando pratica menos de 10 minutos de atividade física por dia. A falta dessa prática interfere não somente à saúde e ao peso, mas também para o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão.

Para sair desse quadro de sedentarismo é recomendável começar praticar atividades físicas ao menos durante 30 minutos diariamente, cinco vezes por semana, ou uma hora de atividade três vezes por semana.

E não pense que é preciso gastar com academia caso você não goste. Faça caminhadas ao ar livre, pule corda, faça flexões de braço, abdominais, agachamentos, pedale, corra, etc. Ou seja, opções não faltam, portanto, encontre um que lhe satisfaça.

Ah! E aqui está outro ponto importante das atividades físicas, elas geram mais disposição e prazer, pois liberam neurotransmissores como dopamina e serotonina, conhecidos como os hormônios da felicidade.

 

Comece hoje a ter um corpo e uma mente sã!

É hora de pararmos com as desculpas e começar hoje mesmo a cuidar da saúde, pois quem não tempo ou não se dedica a cuidar de sua saúde, certamente terá que se preocupar em cuidar de suas doenças posteriormente.

 

Portanto, agora você já entendeu a importância de ter um corpo e uma mente sã, é hora de começar a ter uma vida mais saudável e feliz, mantendo uma alimentação equilibrada, fazendo atividades físicas e saindo com a família e amigos. Cuide do seu corpo e mente e seja mais feliz.

A qualidade de vida não deve ser adiada ou deixada de lado, ela deve ser conquistada diariamente. E aí, vamos juntos?

 

Conte conosco para cuidar da sua saúde:

Para evitar surpresas indesejadas, realize seu check-up cardiológico anualmente. Ficou interessado? Então AGENDE AGORA MESMO a sua avaliação cardíaca conosco. Basta CLICAR AQUI para falar com a equipe Prolab e conhecer todos os convênios parceiros de nossa clínica.

Para conferir outros conteúdos como este, não deixe de nos acompanhar em nosso FACEBOOK e INSTAGRAM.

A saúde do seu coração é o nosso maior compromisso. ♥

Voltar para Notícias
icone whatsapp