Um grande aliado no combate a doenças cardíacas está ao nosso alcance, saiba qual é! - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Um grande aliado no combate a doenças cardíacas está ao nosso alcance, saiba qual é!

Por: admin 08/05/2017 14:00

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa das mortes entre a população mundial. Estima-se que se as pessoas não se conscientizarem, o número que hoje é de 17,3 milhões de pessoas passará para 23,6 milhões até 2030.

Mas um estudo realizado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o consumo de ao menos uma xícara de café por dia diminui os riscos de as doenças aparecerem no indivíduo. Segundo Andrea Miranda, doutorada da USP e realizadora da pesquisa, isto ocorre pelo fato de que a bebida possui compostos fenólicos que se consumidos razoavelmente diminuem os riscos. Os compostos polifenóis também estão presentes nas frutas e verduras, porém por ser consumido em maior escala no café acaba auxiliando mais.

A metodologia da pesquisa foi avaliada em homens e mulheres acima dos 20 anos, além da dieta o questionário teve questões sociodemográficas e de estilo de vida. Também ocorreu coleta de sangue além de medição de peso e altura e aferição da pressão arterial. O consumo foi dividido em três grupos, os que bebiam menos de uma xícara por dia, os que tomavam de uma a três, e o que tomavam acima de três xícaras.

Os participantes que tomam de uma a três xícaras por dia diminuíram em 55% a chance de ter pressão alta sistólica, e 56% pressão diastólica, o mesmo ocorreu com a homocístenia, que houve uma diminuição de 68%. Os mesmos números não foram obtidos com os participantes que tomavam acima de três xícaras, sendo assim a doutora, concluiu que esses resultados são obtidos apenas com pessoas que tem um consumo moderado da bebida.

 

Fonte: Canal Rural 

Voltar para Notícias
icone whatsapp