Sódio: O inimigo do Coração. - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Sódio: O inimigo do Coração.

Por: admin 19/07/2017 11:31

O sódio está presente em grande quantidade de alimentos que consumimos, e particularmente nós, brasileiros, adoramos exagerar no sal, consequentemente no sódio nos alimentos que consumimos. Este é um dos principais vilões que aumentam os riscos de doenças cardiovasculares e é também responsável ao índice de pressão alta que a cada ano aumenta entre a população.

O que não sabemos é que o sódio não está presente necessariamente só no sal, mas em muitos outros alimentos que consumimos. Em um acordo que entrou em vigor em 2011, o Ministério da saúde listou alimentos que são consumidos em grande quantidade principalmente pelos jovens, para ter o seu índice de sódio reduzido, a lista aumentou e hoje há um grande esforço para que as empresas envolvidas possam cumprir com o combinado.

Neste acordo, o teor máximo de sódio que os produtos industrializados poderiam ter é 100 gramas. O objetivo é reduzir 1,6 toneladas de sódio destes alimentos. O problema do excesso de sódio pode não aparecer tão rapidamente, mas é algo silencioso, somente em 2010 23,3% da população sofreram com a doença da hipertensão, e as mulheres são a maioria, com 25,5% dos números.

Os olhares se voltam para os jovens, principais consumidores de produtos industrializados, e é por isso que o consumo de sódio deve ser cada vez mais evitado, para evitar doenças futuras.

Para um controle maior, procure ler os rótulos dos alimentos que consomem onde ele discrimina a quantidade de sódio em cada alimento, faça exames regularmente para ver os números do colesterol e triglicérides, e afira sua pressão com frequência para maior controle.

 

Fonte: Minha Vida

Voltar para Notícias
icone whatsapp