SÉRIE: 8 “VILÕES” DO CORAÇÃO QUE VOCÊ NÃO CONHECIA: Traumas - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

SÉRIE: 8 “VILÕES” DO CORAÇÃO QUE VOCÊ NÃO CONHECIA: Traumas

Por: admin 03/11/2015 14:26

Continuando a nossa série, te alertando sobre os vilões do coração mais inusitados, que podem te pegar de surpresa, hoje trazemos outro fator que, embora seja prejudicial para a saúde de modo geral e para o bem-estar das pessoas, é um perigo ainda maior para a saúde do coração e, portanto, precisa de atenção redobrada.

 

No post anterior – que pode ser acessado clicando aqui – você ficou ciente sobre os malefícios das pastilhas efervescentes e a razão pela qual é importante evitá-las o máximo possível. Já no post de hoje não trataremos de remédios, mas de acontecimentos.

 

O que ocorre é que quando algo muito ruim acontece em nossa vida, causando um trauma, isso, além de abalar o nosso psicológico, pode ser um grande risco para o nosso amigo do peito. A Sociedade Brasileira de Cardiologia levantou dados acerca de traumas causados pela ocorrência de desastres naturais, analisando moradores de Santa Catarina após o triste e trágico evento de 2008, no qual grandes temporais fizeram 135 vítimas fatais. Após realizado o estudo, a organização constatou que a pressão arterial e a frequência cardíaca são afetadas por fatores como pressão psicológica, sentimento de perda, estresse e ansiedade, os quais são sentidos por pessoas que vivenciaram ou assistiram os ocorridos, e a interferência desses fatores é um risco para o funcionamento do coração.

 

Tão prejudicial – ou até mais, de acordo com cada pessoa – do que o trauma de passar por um desastre natural, é o trauma de passar pelo luto. Pesquisadores da Harvard Medical School alegam que perder um ente querido aumenta em 21 vezes as chances de sofrer um infarto no dia seguinte, e em 6 vezes na semana seguinte. Os estudos ainda revelam que o luto tem efeitos negativos imediatos na nossa saúde, sendo que algumas pessoas tendem a demorar para retomar as atividades normais e, muitas vezes, adotam hábitos prejudiciais, como iniciar vícios e alimentar-se de maneira indevida.

 

Superar esses traumas é uma tarefa difícil e cada pessoa tem o seu modo e o seu tempo para fazê-lo, no entanto, é essencial não se esquecer que a sua vida é preciosa e que cuidar da sua saúde é essencial, aconteça o que acontecer. Se precisar de ajuda, busque profissionais especializados, que possam te dar as melhores orientações e te auxiliar a manter a sua saúde e sua autoestima nos eixos. Se o coração estiver dando sinais de problemas, conte com a Prolab!

 

Fonte: Minha Vida

Voltar para Notícias
icone whatsapp