Quais são as doenças cardiovasculares que mais matam. - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Quais são as doenças cardiovasculares que mais matam.

Por: admin 06/03/2017 13:00

No Brasil, um óbito é causado a cada 2 minutos proveniente de doenças cardiovasculares. Anualmente o país tem em média 300 mil casos de óbitos provenientes da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que esta é a principal causa de mortes no mundo.

Lógico que temos de levar em consideração fatores como a predisposição genética, porém alguns fatores que podem culminar no desenvolvimento de doenças cardíacas são a alimentação inadequada rica em gorduras saturadas, excesso de sal, sedentarismo, sobrepeso, tabagismo, uso abusivo de álcool e doenças como hipertensão e diabetes aumenta e muito as chances de desenvolver alguma patologia.

Dentre as doenças que afetam sistema cardiorrespiratório, há 4 que se destacam e são as principais causadoras de óbito no país.

 

1 – Acidente Vascular Cerebral

O quadro ocorre quando as placas de gordura depositadas nos vasos sanguíneos cerebrais acabam obstruindo um vaso cerebral intracraniano, entre os principais sintomas podemos citar dores de cabeça, tontura, paralisia em um braço, perna e face. Dependendo da gravidade, a lesão pode comprometer a fala e os processos neurológicos. Se for socorrido imediatamente as chances de óbito e sequela são diminuídas.

 

2 – Morte Súbita

Ocorre no quadro de óbito de forma súbita, quando não há chance de socorro, e a sua principal causa é infarto agudo do miocárdio.

 

3 – Infarto agudo do miocárdio

Esta doença é causa pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, devido a obstrução da artéria coronária, o quadro leva o paciente a sentir dores no peito, sudorese, falta de ar e mal-estar. Caso sinta algum destes sintomas, é aconselhado buscar socorro o quanto antes, pois a cada minuto que passa o risco de óbito cresce em 10%.

 

4 – Doença vascular periférica

Ocorre no depósito de gordura com obstrução das artérias periféricas do corpo. Entre os sintomas temos como característico a redução do fluxo sanguíneo nas pernas, com dores e dificuldades para caminhar, seguidas a queda de temperatura no local e dormência.

Lembre-se sempre de cuidar de sua saúde, ela é seu bem mais precioso, e ao sentir qualquer um dos sintomas citados acima, procure imediatamente seu médico.

 

Fonte: Coração Alerta

Voltar para Notícias
icone whatsapp