Problemas cardiovasculares no inverno  - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Problemas cardiovasculares no inverno 

Por: admin 24/06/2020 16:58

As temperaturas mais frias sempre despertam a preocupação em relação a doenças respiratórias, como gripes, resfriados e rinites alérgicas. Mas poucas pessoas sabem que as baixas temperaturas representam também risco de complicações cardiovasculares. 

Quando a temperatura alcança médias diárias abaixo de 14°C, os casos de morte por infarto do miocárdio (ataque cardíaco) aumentam em até 30%. A cada 10 graus Celsius de diminuição na temperatura mínima, o risco de ataque cardíaco aumenta em 7%.

Por este motivo, hoje separamos algumas dicas para que os seus cuidados sejam redobrados no inverno para manter a saúde em dia. Confira a seguir nossas dicas! 

 

O corpo deve estar sempre bem aquecido  

 

No frio o nosso corpo deve estar sempre bem aquecido, afinal isso possibilita um melhor cenário de trabalho para o organismo. Agasalhe-se bem, mantenha as extremidades, como pés e mãos, bem aquecidas e não esqueça o cachecol: o pescoço aquecido aumenta a circulação local e o calor dá uma percepção de conforto. 

 

Prevenção é um dos maiores cuidados 

 

As doenças virais comuns da estação, como gripes e resfriados, também constituem um perigo para o coração, ocasionando inflamações e fazendo com que o organismo precise se defender contra elas. Se as inflamações estiverem presentes no coração, podem romper as placas de gordura nas artérias, que serão afetadas pela gordura, dando pouco espaço para a circulação do sangue. Quando isso ocorre, existe grande possibilidade de infarto, tendo em vista a falta de sangue no coração. 

 

Mantenha uma alimentação saudável 

 

No inverno as pessoas optam por alimentos mais pesados, ricos em gordura, e diminuem a frequência ou até param de praticar atividades físicas. Essa combinação pode ocasionar descontrole dos fatores de risco para doenças cardíacas, por isso, é muito importante manter uma dieta balanceada, com porções de frutas, legumes e verduras, além das proteínas advindas das carnes, de preferência, as magras.

 

Cuidados com os mais velhos 

 

O coração idoso é o que mais requer atenção durante o inverno. Pessoas mais velhas que fazem tratamento contra doenças cardiovasculares precisam cuidar de seus hábitos. É essencial manter a alimentação saudável e praticar atividades físicas. Mais uma recomendação importante é evitar a exposição ao frio, procurando sair de casa e fazer exercícios somente nas horas mais quentes do dia, como final da manhã e início da tarde.

Por isso nossa dica é se cuidar e manter o coração sempre bem aquecido no inverno. Cuide-se a vida agradece! E mesmo com todos os cuidados, não se esqueça de fazer pelo menos um check-up anual do coração. 

Voltar para Notícias
icone whatsapp